O imunizante contra o HPV tem como público-alvo crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
Manoela Cardozo Publicado em 12/04/2024, às 08h05
O Ministério da Saúde, em consonância com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, adotou um novo esquema de vacinação contra o HPV, agora em dose única. A iniciativa visa alcançar um maior número de crianças e adolescentes, mantendo o público-alvo entre 9 e 14 anos, com o intuito de ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária.
De acordo com informações da Prefeitura, em Praia Grande, as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) disponibilizam a vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Aos sábados, domingos e feriados, o Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas) atende a população das 9h às 15h, localizado na Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação.
Essa medida é crucial, uma vez que a vacinação contra o HPV é fundamental na prevenção do câncer de colo de útero, que é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Para cada ano do triênio 2023-2025, estima-se 17.010 casos novos, representando uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. Para os homens, a vacina protege contra câncer de pênis, orofaringe e ânus, além de prevenir mais de 90% das verrugas genitais.
A decisão de adotar a dose única está alinhada com as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), respaldada por estudos que evidenciam a eficácia do esquema de vacinação.
Além disso, foi incluído como grupo prioritário para a vacina HPV pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR). Os imunossuprimidos e vítimas de violência sexual, que têm acesso à vacinação na rede pública de saúde, permanecerão com o esquema anterior de duas ou mais doses, conforme cada caso.
Leia também
Manhã de congestionamento: saiba onde estão os piores trechos na Anchieta-Imigrantes
Nadadora de Santos disputa final histórica nos 1500m em Paris-2024
Nove clandestinos chegam em navio do Porto de Santos; entenda
Lula perde de todos os adversários nas eleições à presidência
Filho de ex-presidente do TJ-SP morre em acidente de paraquedismo em Boituva
Santos registra alta na inadimplência pelo 11º mês consecutivo
Governo de São Paulo recebe propostas para construção do Túnel Santos–Guarujá em 1º de setembro
Retorno de Neymar e estreia de Vojvoda: Santos encara o Fluminense na Vila Belmiro neste domingo (31)
Carro é consumido por chamas na Anchieta, em Cubatão
Porto de Santos inicia temporada de cruzeiros em outubro com previsão de 320 mil turistas