O imunizante contra o HPV tem como público-alvo crianças e adolescentes de 9 a 14 anos

Manoela Cardozo Publicado em 12/04/2024, às 08h05
O Ministério da Saúde, em consonância com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, adotou um novo esquema de vacinação contra o HPV, agora em dose única. A iniciativa visa alcançar um maior número de crianças e adolescentes, mantendo o público-alvo entre 9 e 14 anos, com o intuito de ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária.
De acordo com informações da Prefeitura, em Praia Grande, as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) disponibilizam a vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Aos sábados, domingos e feriados, o Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas) atende a população das 9h às 15h, localizado na Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação.
Essa medida é crucial, uma vez que a vacinação contra o HPV é fundamental na prevenção do câncer de colo de útero, que é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Para cada ano do triênio 2023-2025, estima-se 17.010 casos novos, representando uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. Para os homens, a vacina protege contra câncer de pênis, orofaringe e ânus, além de prevenir mais de 90% das verrugas genitais.
A decisão de adotar a dose única está alinhada com as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), respaldada por estudos que evidenciam a eficácia do esquema de vacinação.
Além disso, foi incluído como grupo prioritário para a vacina HPV pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR). Os imunossuprimidos e vítimas de violência sexual, que têm acesso à vacinação na rede pública de saúde, permanecerão com o esquema anterior de duas ou mais doses, conforme cada caso.
Leia também

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Guarujá anuncia programação oficial do carnaval com mais de 20 blocos e bandas espalhados pela cidade

Justiça manda soltar mulher do CAC que matou marido com tiro no rosto após briga por causa de cachorro em Peruíbe

Rede própria da Hapvida amplia acesso a transplantes de órgãos em São Paulo

Motociclista morre após queda na Anchieta e ser atingido por carreta em Cubatão

Silêncio do MPF e CNJ em casos de enriquecimento ilícito

Praia Grande anuncia nova Usafa na Vila Sônia com o dobro da capacidade de atendimento

Suspeito confessa crime e entrega dinheiro do tráfico após ser detido com drogas em Peruíbe

João Fonseca perde na primeira rodada para Tabilo e sofre queda no ranking da ATP

Cetesb classifica 19 praias da Baixada Santista como impróprias; Santos e Praia Grande lideram lista negativa