O imunizante contra o HPV tem como público-alvo crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
Manoela Cardozo Publicado em 12/04/2024, às 08h05
O Ministério da Saúde, em consonância com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, adotou um novo esquema de vacinação contra o HPV, agora em dose única. A iniciativa visa alcançar um maior número de crianças e adolescentes, mantendo o público-alvo entre 9 e 14 anos, com o intuito de ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária.
De acordo com informações da Prefeitura, em Praia Grande, as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) disponibilizam a vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Aos sábados, domingos e feriados, o Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas) atende a população das 9h às 15h, localizado na Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação.
Essa medida é crucial, uma vez que a vacinação contra o HPV é fundamental na prevenção do câncer de colo de útero, que é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Para cada ano do triênio 2023-2025, estima-se 17.010 casos novos, representando uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. Para os homens, a vacina protege contra câncer de pênis, orofaringe e ânus, além de prevenir mais de 90% das verrugas genitais.
A decisão de adotar a dose única está alinhada com as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), respaldada por estudos que evidenciam a eficácia do esquema de vacinação.
Além disso, foi incluído como grupo prioritário para a vacina HPV pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR). Os imunossuprimidos e vítimas de violência sexual, que têm acesso à vacinação na rede pública de saúde, permanecerão com o esquema anterior de duas ou mais doses, conforme cada caso.
Leia também
Após Operação Carbono Oculto, empresa citada se retira de leilão no Porto de Santos
Santos avança em abertura do 1º hospital pediátrico público da região
Batida entre ônibus e moto causa morte de uma mulher em Santos
Navio cargueiro Chinês fica à deriva em Santos
IBGE aponta aumento de 60 mil habitantes na Baixada Santista
Navio cargueiro Chinês fica à deriva em Santos
Batida entre ônibus e moto causa morte de uma mulher em Santos
Copape se tornou alvo da PF e MPF; entenda razão
Santos empata com Atlético-MG e Brazão sofre pancada na testa
Motociclista sofre acidente com linha de pipa e não resiste aos ferimentos na Baixada Santista