Homens são maioria, e motocicletas lideram a estatística de morte
Maria Clara Campanini Publicado em 05/09/2024, às 13h00
Praia Grande lidera o ranking entre as cidades com maior taxa de mortalidade no trânsito. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que considera as mortes nos últimos 12 meses.
No ranking do Infosiga, a cidade é a única que está entre os 10 primeiros colocados com a maior taxa de fatalidade.
O levantamento mostra, que as mortes no trânsito em Praia Grande é de 16,29. Foram ao todo 58 mortes entre 1 de agosto de 2023 e 31 de julho deste ano.
Em relação com a última lista, a cidade ocupava a terceira colocação, que estava com a taxa de 14,32.
São Vicente é a próxima cidade do Baixada Santista a aparecer na lista, em 12 na lista. O município teve 41 mortes, e uma taxa de 12,48.
Vítimas
O Infosiga mostra em dados que, 81% das vítimas eram homens. Entre eles a maior parte morreu quando pilotava motocicleta, 35%. Outros 23% estavam a pé, e 19% estava de bicicleta.
Entre as mulheres, 7% conduziam carros, mesmo valor para motocicletas. Entre pedestre o valor é de 2%, o mesmo porcentual de bicicleta.
Foi explicado pelo Detran-SP como as mortes são contadas "Os óbitos considerados são todos os relacionados aos diferentes tipos de sinistros ocorridos no trânsito, incluindo todos os modais de transporte envolvidos".
Maiores taxas de morte no trânsito em 12 meses
O governo registrou uma queda de 2022 para 2023, 1,5%. Foram 5420 mortes de janeiro a dezembro de 2023, contra 5500 no mesmo período de 2022.
Mesmo com a queda os números continuam altos, principalmente em cidades do interior, confira o ranking abaixo:
Em nota ao Diário do Litoral, o Detran diz que "tem fomentado a conscientização em prol da educação no trânsito e, sobretudo, do respeito aos pedestres. Durante o mês de agosto mais de 75 mil pessoas participaram das iniciativas educativas pró-pedestre no Estado".
Também é ressaltado que "o órgão segue desenvolvendo políticas públicas que aumentem a segurança viária e conscientizem a população. Desde o início de 2023, foram realizadas 15 campanhas educativas em prol da segurança viária e a preservação de vidas".
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Câmara de Cubatão aprova projeto que aumenta salários de cargos de comissão
Após lançamento do box 'Mulheres Assassinas', Ullisses Campbell dá pistas de novo livro true crime
Polícia recupera 600 litros de diesel roubados de trem e prende dois homens em São Vicente
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil