Julho trouxe mais contratações para o setor de alimentação, com exceções em algumas cidades

Sabrina Oliveira Publicado em 01/09/2024, às 12h36
Em julho, bares e restaurantes da Baixada Santista registraram um aumento significativo nas contratações, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A região, que abrange diversas cidades do litoral paulista, contabilizou um total de 967 admissões e 864 demissões no setor de alimentação. Esse crescimento reflete uma recuperação gradual do mercado de trabalho, após meses de incertezas e flutuações causadas por fatores econômicos e sanitários.
O levantamento revelou que, em comparação ao mês de junho, houve uma redução de 6,7% no número de demissões. Em junho, foram registradas 992 contratações e 922 desligamentos. Esse saldo positivo de julho indica que, embora o mercado ainda enfrente desafios, há uma tendência de recuperação, especialmente com a aproximação de períodos de maior movimento, como os próximos feriados prolongados.
Santos, uma das cidades mais populosas da região, teve destaque positivo com 382 admissões contra 322 desligamentos em julho. Essa diferença favorável de 60 postos de trabalho indica uma leve recuperação em comparação ao mês anterior, quando foram registradas 326 admissões e 382 desligamentos. Já Praia Grande, Guarujá, Peruíbe e Itanhaém também apresentaram resultados positivos, com mais contratações do que demissões.
Por outro lado, algumas cidades ainda enfrentam desafios. Cubatão, por exemplo, registrou 21 admissões e 33 demissões em julho, revertendo a tendência de junho, quando havia conseguido um saldo positivo com 40 contratações contra 29 desligamentos. São Vicente e Bertioga também enfrentaram dificuldades, com mais desligamentos do que contratações no mesmo período.
De acordo com Guilherme Karaoglan, diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Baixada Santista, o cenário é promissor, e a expectativa é de que o setor de alimentação continue se recuperando nos próximos meses, especialmente com a chegada de novas datas comemorativas que tradicionalmente aumentam o movimento em bares e restaurantes.
Leia também

Mais de 200 detentos não retornam após saída temporária de Natal e Ano Novo na Baixada Santista

A arte e o mistério das Gueixas

Polícia prende dois e fecha loja com cigarro, gás e joias roubadas em São Vicente

Briga entre adolescentes em frente à escola em Mongaguá

Empresário Giovani Borlenghi é citado no escândalo de R$ 5 milhões por semana no Porto de Santos

Idosa morre após ser atropelada em avenida

Guia registra encontro raro com onça-pintada durante trilha

Suspeito de importunação sexual contra adolescente nega crime e é liberado no litoral de SP

Morre Dozinho, primeiro prefeito eleito de Praia Grande e símbolo da história do município

Golfinhos encantam remadores e protagonizam espetáculo raro no litoral de SP