Com investimento previsto de R$ 6,45 bilhões, licitação busca modernizar acesso ao principal porto do país e impulsionar a economia
Lívia Gennari Publicado em 05/07/2025, às 18h00 - Atualizado às 21h45
O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou o início do processo de licitação para a concessão do canal de acesso ao Porto de Santos, em um projeto que prevê investimentos de R$ 6,45 bilhões. O leilão está previsto para ocorrer ainda neste ano, segundo informou o ministério.
Na última sexta-feira (4), a autorização para abertura da licitação foi encaminhada à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que ficará responsável por conduzir as consultas e audiências públicas necessárias para o avanço do processo.
Segundo o ministro Silvio Costa Filho, a iniciativa visa ampliar a eficiência operacional do maior porto do Brasil, possibilitando o trânsito de navios de maior porte e promovendo uma operação mais sustentável.
"O projeto vai permitir a ampliação gradual do calado do canal, de 15 para até 17 metros de profundidade, o que aumentará a capacidade de carga e a segurança da navegação", destacou em nota.
A empresa vencedora da concessão será responsável pela realização das obras de dragagem, manutenção do canal e pela conservação das áreas concedidas. Além disso, terá o compromisso de garantir a segurança da navegação e executar os investimentos necessários para assegurar a continuidade e a eficiência dos serviços ao longo do contrato.
A licitação será estruturada com base no modelo utilizado para o canal do Porto de Paranaguá, já aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, a expectativa é que o formato estimule a participação de investidores e aumente a competitividade no leilão.
Além de Santos e Paranaguá, o governo planeja realizar licitações para os canais de acesso dos portos de Itajaí, Bahia e Rio Grande. Além de facilitar a chegada de embarcações maiores, a concessão deve impulsionar o desenvolvimento regional, gerando empregos e impactos positivos para a economia local e nacional.
Porto recebe 4,5 mil navios por ano
O Porto de Santos é estratégico para o comércio exterior brasileiro, responsável por cerca de 25% das cargas movimentadas no país. Atualmente, recebe em média 4,5 mil navios por ano, com destaque para granéis sólidos como soja, açúcar e milho. Cada aumento de um centímetro na profundidade do canal representa uma capacidade extra de 60 toneladas de carga por navio.
Somente no ano passado, o porto movimentou 138,7 milhões de toneladas, consolidando sua posição como o maior centro portuário brasileiro em volume e valor de cargas.
Leia também
Caso Sérgio Ferreira: justiça adia júri de advogada acusada de homicídio em Santos
LIDE Litoral Paulista reúne autoridades e especialistas em seminário sobre impactos do Tecon 10 para a Baixada Santista
Líder de facção é preso em Santos após operação da Polícia Federal
Cenário político brasileiro após derrota da esquerda
Conrado Adolpho e o método que fez PMEs brasileiras crescerem de forma previsível
Conrado Adolpho e o método que fez PMEs brasileiras crescerem de forma previsível
Lúcia França lidera evento que discute o papel da mulher na política e no empreendedorismo em Praia Grande
Torcedores do Santos invadem CT e exigem respostas após goleada do Vasco
Cenário político brasileiro após derrota da esquerda
Morte suspeita: polícia encontra corpo de homem em vala em Iguape