Este é o menor índice há 24 anos, os roubou caíram de 14,7% para 3,7%
Maria Clara Campanini Publicado em 01/11/2024, às 13h21
No mais recente levantamento divulgado pela Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo, foram apresentadas estatísticas que revelam uma significativa redução nos índices de criminalidade, abrangendo tanto roubos em geral quanto homicídios dolosos, entre janeiro e setembro deste ano. Este declínio atinge níveis históricos, sendo os menores registrados nos últimos 24 anos para este período. Ademais, houve diminuição nos furtos e um incremento nas apreensões de armas, veículos recuperados e prisões efetuadas.
Conforme o relatório, os roubos em geral, incluindo cargas e bancos, registraram uma queda de 14,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior, diminuindo de 171.635 para 146.455 ocorrências. Em setembro especificamente, a redução foi ainda mais expressiva, alcançando 20,5%, com 14.231 casos reportados.
A tendência de queda se mantém ao longo do ano, com índices mensais que têm sido consistentemente baixos desde junho, comparando-se aos dados históricos iniciados em 2001. Os roubos de veículos também mostraram uma redução significativa, caindo 16,9% no acumulado do ano.
Os roubos de carga seguiram essa mesma trajetória descendente, apresentando uma redução de 20,3%, com o número de ocorrências caindo de 4.476 para 3.569 até setembro.
Trabalhando em conjunto, as Polícias Civil e Militar contribuíram para uma diminuição dos furtos no estado. Os furtos gerais reduziram-se em 4%, enquanto os furtos de veículos tiveram uma queda de 1,5%. Ao todo, somando roubos e furtos evitados pelas forças de segurança na capital paulista e outras regiões do estado, aproximadamente 49 mil incidentes foram prevenidos até o momento.
No tocante aos homicídios dolosos — aqueles com intenção deliberada — também se verificou um recorde na redução dos casos. Houve uma diminuição de 3,7%, passando de 1.931 para 1.860 registros no acumulado do ano até setembro. Os latrocínios somaram 131 casos no mesmo intervalo temporal.
Outras ocorrências relevantes incluem a elaboração de 10.857 boletins por estupro e a contabilização de 173 feminicídios até setembro deste ano.
O combate intensificado ao crime também resultou na apreensão de mais de 10 mil armas ilegais e no aumento das operações policiais que culminaram na prisão ou apreensão de infratores. Foram recolhidas 10.542 armas ilegais — um aumento significativo comparado ao ano anterior — além da recuperação de veículos e apreensão substancial de drogas ilícitas, totalizando 148,3 toneladas.
Cubatão anuncia os Barões da Pisadinha como atração do Réveillon 2025
Onda de calor e trânsito: motoristas enfrentam caos para chegar ao litoral de SP
Comércio de Guarujá e Vicente de Carvalho já funciona com horário estendido para as festas de fim de ano
Caravana de Natal da Coca-Cola acontece em Santos e São Vicente nesta sexta (6)
Elefante-marinho-do-sul é encontrado em praia de Guarujá e moradores presenciam
Onda de calor e trânsito: motoristas enfrentam caos para chegar ao litoral de SP
Escolha de Pelé por cemitério vertical surpreende, entenda
Candidatura de Paulinho Wiazowski é negada pelo TSE; prefeito eleito de Mongaguá enfrenta impugnação
Será que vale a pena ser famoso?
Evento realizado na Câmara de Santos debate mudanças na lei de modernização dos Portos