O cuidado deve ser redobrado por conta de peças que podem colocar em risco a saúde e segurança das crianças
Karina Faleiros Publicado em 09/10/2024, às 13h50
Quem vai às compras neste Dia das Crianças precisa ficar atento. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL Santos Praia, o aumento nas vendas deve ser tímido, de no máximo 4% em relação ao ano passado.
Em relação a faixa etária, o cuidado deve ser redobrado por conta de peças que podem colocar em risco a saúde e segurança das crianças. É sempre bom ver na embalagem ou etiqueta as instruções de uso, antes de comprar algo inadequado.
Eletrônicos também merecem atenção, segundo o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi. "É preciso ver se é possível uma demonstração do funcionamento do aparelho, além de conferir o prazo de garantia. Outro item que merece destaque são as trocas. Ela é uma gentileza promovida entre o comerciante e o cliente, por isso, vale ficar atento aos prazos e as condições de devolução", pontua Nicolau.
Os produtos mais buscados como sempre são os brinquedos e artigos tecnológicos, porém, este ano, roupas, sapatos e acessórios também tem espaço na preferência dos pequenos.
De olho no preço
O Procon-SP fez uma pesquisa nos dias 16 e 17 de setembro, em oito estabelecimentos comerciais de Santos e São Vicente sobre os preços dos brinquedos e identificou diferenças.
A pesquisa comparou 49 itens (jogos, massas de modelar, bonecas e bonecos), uma vez que nem todos os locais tinham todos os produtos, por conta da variedade de brinquedos existentes no mercado.
As variações de preços constatadas referem-se aos dias em que o levantamento foi realizado. Os preços atuais podem ser diferentes, já que estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive por conta de descontos especiais, ofertas e promoções.
O objetivo da pesquisa é oferecer uma referência ao consumidor por meio dos preços médios obtidos da amostra pesquisada. O relatório completo pode ser conferido aqui.
Além de uma referência de preço, o Procon-SP esclarece que busca levar ao consumidor a importância de pesquisar tudo que envolve a compra como: preços, formas de pagamento (boleto, cartão de crédito, cartão da loja e pix ou parcelamentos podem resultar em valores finais diferentes) e características dos produtos.
Leia também
Eleição 2024 em Guarujá: eleitorado ainda não conhece nome dos candidatos
Jornalista é acusada de furto em farmácia e relata injúria racial em Santos
Criança é estrupada após homem oferecer doces no Dia das Crianças
Caminhão cegonha pega fogo e mais quatro veículos são incendiados; saiba onde
Homem é detido em flagrante após assalto à mão armada na praia das Astúrias
Santos prepara evento para mês da Consciência Negra
Operação da Receita Federal reprime contrabando de cigarros eletrônicos no Porto de Santos
Portuários realizam ato em Santos
Procon-SP amplia fiscalização e atendimento para garantir compras seguras na Black Friday
Novas vagas estão abertas no PAT do litoral de SP