A criação do Distrito Turístico vai ajudar a trazer investimentos para atrair cada vez mais visitantes
Manoela Cardozo Publicado em 14/06/2024, às 12h01
A criação de um Distrito Turístico para atrair mais investimentos, a liberação de R$ 9 milhões para a implantação do Museu Ferroviário e a criação da Rota de Cicloturismo da Costa da Mata Atlântica, que inclui Santos e outras cidades da região, foram medidas oficializadas na última quinta-feira (13).
De acordo com informações da Prefeitura, essas ações fazem parte das comemorações dos 261 anos de nascimento do Patrono da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva.
Os decretos foram assinados pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas, durante uma solenidade na Praça Barão do Rio Branco, em frente ao Pantheon dos Andradas, no Centro de Santos. O governador participou do ato cívico e recebeu a Medalha e o Diploma de Mérito José Bonifácio das mãos de Davi Luca, aluno da UME Leonardo Nunes.
A cerimônia anual marca a data em que o Governo de São Paulo se muda provisoriamente para Santos em homenagem a José Bonifácio, conforme uma lei estadual. Os anúncios feitos coincidiram com o Dia do Turista no Brasil e visam beneficiar o turismo em Santos e na região.
A criação do distrito turístico é uma medida estratégica para atrair investimento privado e impulsionar o turismo local.
Segundo Tarcísio de Freitas, essa iniciativa vai fortalecer economicamente o segmento turístico, gerando emprego e renda, além de aumentar a competitividade do turismo paulista através de medidas como isenções fiscais e parcerias com a iniciativa privada.
O Distrito Turístico de Santos incluirá a região do Centro Histórico, que está passando por várias obras de revitalização, como o Parque Valongo, o novo Mercado Municipal e a revitalização da Rua XV de Novembro. Também abrangerá a Vila Belmiro, conhecida por sua ligação histórica com o Santos FC e Pelé, atraindo muitos visitantes ao Memorial das Conquistas do clube.
Com o distrito turístico, a cidade de Santos pretende facilitar a interação regional para qualificar a infraestrutura e os profissionais do segmento, além de fomentar novos empreendimentos e potencializar os já existentes. A articulação entre o setor público e investidores privados será crucial para o sucesso dessa iniciativa, promovendo um desenvolvimento turístico integrado e sustentável para a região.
Leia também
Santos abre inscrições gratuitas para Corrida Pantera Negra
Guarujá ganha unidade para atendimento ao Transtorno do Espectro Autista
Novo programa permite parcelar dívida de até R$ 5 mil em 60 vezes; veja regras
Inscrições para o vestibulinho em Guarujá acabam nesta sexta-feira
Vacina contra o HPV passa a ser aplicada em dose única em Praia Grande
Desfalques e expectativas: Santos não terá todos os novos reforços em campo contra o Flamengo
Lula em declínio: diplomatas confirmam perda de relevância
Acidente em Guarujá: gari é atingido por moto enquanto trabalhava e quebra o maxilar
GCM apreende bicicletas de jovens que empinavam na contramão em Guarujá
Cão farejador ajuda a encontrar drogas e munições escondidas em condomínio de Santos