Expedição mostrou a ineficácia dos métodos atuais de limpeza para microplásticos
Alanis Ribeiro Publicado em 29/09/2024, às 19h08
Mongaguá e São Vicente se destacam como as cidades mais afetadas por microplásticos e macrorresíduos, segundo uma pesquisa da Expedição Ondas Limpas, da Sea Shepherd Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP, revelou dados preocupantes sobre a poluição por plásticos no litoral brasileiro.
A expedição da Sea Shepherd Brasil percorreu mais de 7 mil quilômetros da costa brasileira, analisando 306 praias de 201 municípios entre abril de 2022 e agosto de 2023. Os resultados são alarmantes: resíduos plásticos foram encontrados em todas as praias, com microplásticos presentes em 97% delas. A maioria dos resíduos (91%) é composta por plásticos descartáveis, e as bitucas de cigarro foram os macrorresíduos mais abundantes.
Nathalie Gil, presidente da Sea Shepherd Brasil, destacou a importância do estudo para compreender a magnitude do problema, afirmando que ele oferece uma visão abrangente da poluição nas praias. Regiões como Sul e Sudeste do Brasil são as mais afetadas, com São Vicente apresentando dez resíduos por metro quadrado e Mongaguá, 83 fragmentos de microplástico.
Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da USP, enfatizou que os resíduos variam conforme a origem, apontando para a necessidade de soluções adaptadas. O estudo também revela que muitos resíduos não são de origem local, mas transportados por correntes marítimas, destacando a urgência de um plano de gestão eficaz.
Além disso, a expedição mostrou a ineficácia dos métodos atuais de limpeza para microplásticos. O relatório preliminar busca ajudar gestores locais a desenvolver ações de limpeza e preservação, enquanto o trabalho da Sea Shepherd Brasil visa mapear a poluição plástica e fomentar políticas públicas sustentáveis. Este estudo serve como um alerta sobre a grave poluição por plásticos no Brasil, sublinhando a necessidade de medidas integradas para proteger o meio ambiente marinho.
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Câmara de Cubatão aprova projeto que aumenta salários de cargos de comissão
Após lançamento do box 'Mulheres Assassinas', Ullisses Campbell dá pistas de novo livro true crime
Polícia recupera 600 litros de diesel roubados de trem e prende dois homens em São Vicente
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil