Notícias

Fake News no Rio Grande do Sul: como a desinformação afeta a sociedade

Advogado especialista em direito digital e mestre em segurança pública explica o impacto das notícias falsas

As consequências legais para aqueles que produzem fake news no Rio Grande do Sul são severas - Imagem: Redes Sociais
As consequências legais para aqueles que produzem fake news no Rio Grande do Sul são severas - Imagem: Redes Sociais

Redação Publicado em 07/06/2024, às 10h11


O Rio Grande do Sul tem sido um dos estados mais afetados no Brasil pelas enchentes recentes, e ao mesmo tempo, é palco para a disseminação de fake news. Essa situação é preocupante, pois, as fake news, podem levar a consequências negativas diretas para a sociedade, como a perda de confiança nas instituições e a disseminação de pânico e desinformação.

Dr. Vinicius Rodrigues, advogado especialista em direito digital, sugere que as autoridades usem inteligência artificial para barrar a publicação dessas notícias e aplicar punições severas aos responsáveis: "Um controle mais eficiente e rigoroso para enfrentar esse problema que já se espalhou pela sociedade, é aplicando punições severas aos responsáveis que aproveitam as 'brechas' no controle para espalhar as chamadas 'fake news'."

As consequências legais para aqueles que produzem e compartilham fake news no Rio Grande do Sul são severas. "Compete aos órgãos jurisdicionados identificar os possíveis autores dessa barbárie. A disseminação de fake news pode acarretar ao infrator a obrigação de indenizar por danos morais, uma vez caracterizada a lesão à moral ou imagem de alguém, ou até mesmo por danos materiais, caso seja estabelecido um nexo causal com a conduta delituosa", explica Dr. Vinicius.

"Infelizmente as fakes news estão ganhando um espaço assustador no mundo da tecnologia, graças à quantidade e rapidez das informações que circulam por aí. Espalhar notícias falsas é não só sem sentido, mas também muito desrespeitoso. Essas desinformações trazem consequências ruins para todos", completa o advogado.

Davis Alves, especialista em segurança da informação, também destaca que a informação segura é fundamental para evitar a propagação de notícias falsas: “É preciso que as pessoas tenham consciência da importância de verificar as fontes antes de compartilhar informações.”

Serviço Dr Vinicius:

Instagram Dr Vinicius: https://www.instagram.com/adv.rodriguesalves/

Instagram Rodrigues Alves: https://www.instagram.com/raadvassociados/

Site: https://rodriguesalvesadv.com.br/advogados

Serviço Davis Alves:

Site da APDADOS:  https://apdados.org/