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Família em Santos bebe refrigerante com pelos e médicos receitam remédio para leptospirose; entenda

A Leptospirose é transmitida em contato direto ou indireto com a urina de animais infectados

O familiar levou a garrafa com o que sobrou do refrigerante até a padaria para alertar o dono do comércio - Imagem: Divulgação/ G1
O familiar levou a garrafa com o que sobrou do refrigerante até a padaria para alertar o dono do comércio - Imagem: Divulgação/ G1

Karina Faleiros Publicado em 28/05/2024, às 11h51


Uma família em Santos (SP) consumiu metade de um refrigerante de 2 litros contaminado com pelos, e receia ter sido infectada com leptospirose.

A vendedora Luciana Gléria, de 50 anos, contou ter tomado a bebida com o filho e a nora. Segundo o g1, os três foram a unidades de saúde e dois foram medicados contra a doença, que é transmitida em contato direto ou indireto com a urina de animais infectados, como os roedores.

O refrigerante foi comprado em uma padaria no bairro Campo Grande, no sábado (25), e consta com validade até outubro deste ano. Luciana relata que o produto parecia estar com pouco gás e que foi consumido enquanto o trio assistia a um filme com as luzes apagadas.

No domingo (26), pela manhã, Luciana voltou a beber o refrigerante e afirmou não ter sentido nada. Porém, o filho Igor Fernando, de 26 anos, e a nora Isabela Torres Machado, de 24, encontraram grande quantidade de pelos no interior da garrafa.

Luciana foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central e foi medicada com um remédio para controlar a pressão alta. O médico que a atendeu recomendou que ficasse atenta aos sintomas devido à ingestão dos pelos.

Já Isabela e Igor foram a um hospital particular, e a médica que os atendeu receitou azitromicina [antibiótico] como forma de prevenção para leptospirose. “A gente não sabe se o remédio vai ajudar, se foi contaminado ou não. É um rato né? Se for o que parece, é pelo de rato”, cita o jovem.

Em resposta, a Coca-Cola Femsa Brasil informou que todos os produtos de seu portfólio são 100% seguros para consumo e seguem rígidos protocolos de segurança. “Sobre o caso da consumidora de Santos (P) do último sábado (25), informamos que recebemos o relato em nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) na manhã desta segunda-feira (27), e estamos em contato com a cliente para apurar informações e proceder com a substituição do produto e análise técnica. Reforçamos o nosso compromisso com a qualidade e o respeito aos nossos consumidores e clientes”, relata.