Oficinas gratuitas farão parte da programação, celebrando a rica herança cultural e culinária de diferentes nações
Alanis Ribeiro Publicado em 13/11/2024, às 10h01
A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) promoverá o Festival do Imigrante entre os dias 15 e 17 de novembro, no Largo Marquês de Monte Alegre, localizado no histórico bairro do Valongo, em Santos.
O evento contará com uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais, como danças e músicas tradicionais. Haverá também uma praça gastronômica com iguarias típicas de diversas partes do mundo, passeios guiados sobre a imigração na cidade, feiras voltadas à economia criativa e atividades para o público infantil. Oficinas gratuitas farão parte da programação, celebrando a rica herança cultural e culinária de diferentes nações.
A cerimônia de abertura ocorrerá às 10h30 de sexta-feira (15), com o Bonde de Nações partindo do Largo Marquês de Monte Alegre. O bonde contará com representantes de várias nacionalidades, que exibirão suas bandeiras, simbolizando a diversidade cultural.
Durante o festival, haverá um palco dedicado à homenagem aos imigrantes, com apresentações multiculturais ao longo dos três dias. A área de alimentação será um dos destaques, com estandes oferecendo pratos típicos de países como Espanha, França, Itália, Japão, Portugal, Grécia, além de nações africanas e árabes, México, Estados Unidos, Argentina e Brasil.
Unindo cultura e educação, a Estação Bistrô Restaurante-Escola oferecerá oficinas sobre gastronomia internacional. Paralelamente, um passeio temático abordará a história da imigração em Santos, com uma contação de histórias no tradicional bonde italiano e visitas aos antigos carros ferroviários na Garagem dos Bondes.
Outras atrações incluem feiras como a Feito em Santos e a Rota da Cerveja Artesanal. As crianças poderão se divertir com brinquedos infláveis e sessões de maquiagem artística.
Leia também
César Sampaio segue como técnico do Santos pelo menos até o fim da semana, confirma Marcelo Teixeira
Prefeitura de Santos destinará 2,4 milhões para as escolas de samba
Equipe brasileira de surfe chega no Taiti
Santos recebe concerto Candlelight com datas inéditas; confira
Neymar retorna aos treinos com elenco após 33 dias afastado
PF mira cidades da Baixada Santista em megaoperação contra tráfico internacional de drogas
Cratera em São Vicente é fechada, mas trânsito continua interditado
Você acredita em bruxas?
Lula segura Carlos Lupi enquanto tenta preservar governabilidade
Furto: homem pula muro de escola em Bertioga e é detido pela polícia com bicicleta em mãos