Oficinas gratuitas farão parte da programação, celebrando a rica herança cultural e culinária de diferentes nações
Alanis Ribeiro Publicado em 13/11/2024, às 10h01
A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) promoverá o Festival do Imigrante entre os dias 15 e 17 de novembro, no Largo Marquês de Monte Alegre, localizado no histórico bairro do Valongo, em Santos.
O evento contará com uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais, como danças e músicas tradicionais. Haverá também uma praça gastronômica com iguarias típicas de diversas partes do mundo, passeios guiados sobre a imigração na cidade, feiras voltadas à economia criativa e atividades para o público infantil. Oficinas gratuitas farão parte da programação, celebrando a rica herança cultural e culinária de diferentes nações.
A cerimônia de abertura ocorrerá às 10h30 de sexta-feira (15), com o Bonde de Nações partindo do Largo Marquês de Monte Alegre. O bonde contará com representantes de várias nacionalidades, que exibirão suas bandeiras, simbolizando a diversidade cultural.
Durante o festival, haverá um palco dedicado à homenagem aos imigrantes, com apresentações multiculturais ao longo dos três dias. A área de alimentação será um dos destaques, com estandes oferecendo pratos típicos de países como Espanha, França, Itália, Japão, Portugal, Grécia, além de nações africanas e árabes, México, Estados Unidos, Argentina e Brasil.
Unindo cultura e educação, a Estação Bistrô Restaurante-Escola oferecerá oficinas sobre gastronomia internacional. Paralelamente, um passeio temático abordará a história da imigração em Santos, com uma contação de histórias no tradicional bonde italiano e visitas aos antigos carros ferroviários na Garagem dos Bondes.
Outras atrações incluem feiras como a Feito em Santos e a Rota da Cerveja Artesanal. As crianças poderão se divertir com brinquedos infláveis e sessões de maquiagem artística.
Leia também
Prevenção ao suicídio: dados alarmantes de 2025
Nova pista da Imigrantes precisa de obras complementares, defende Arminda Augusto
Idosa acusada de furtar lojas afirma: “Não tenho para onde ir” após ser liberada pela polícia
Disfarce em guincho não funciona e PF apreende 57 kg de drogas escondidas
Você sabe o que é? 'Pescoços-de-ganso' aparecem em boia e chamam atenção em Praia Grande
Nova pista da Imigrantes precisa de obras complementares, defende Arminda Augusto
Eduardo Bolsonaro pode se filiar ao PRTB para 2026
Guarujá suspende seleção com mil vagas para túnel; entenda o motivo
Você sabe o que é? 'Pescoços-de-ganso' aparecem em boia e chamam atenção em Praia Grande
Morte por hidrogel em São Vicente pode ser investigada como homicídio culposo