Regiões norte, noroeste e oeste do estado pode cair abaixo dos 20%
Alanis Ribeiro Publicado em 03/09/2024, às 12h33
Devido ao aumento drástico da temperatura nos próximos dias, a umidade do ar nas regiões norte, noroeste e oeste do estado pode cair abaixo dos 20%, segundo a Defesa Civil, o que pode ocasionar focos de incêndio ativo em nove municípios.
Durante o período mais quente do dia, as temperaturas podem atingir 39ºC em Presidente Prudente, Araçatuba, Tupã, Birigui e Martinópolis, com umidade relativa do ar entre 13% e 15%. Em São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto e Rosana, a temperatura deve chegar a 38ºC e a umidade varia de 14% a 21%. Franca e Valparaíso podem registrar 35ºC, com umidade relativa entre 17% e 19%.
Monitoramento do Inpe
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 234 focos ativos de incêndio em São Paulo nos dias 1º e 2 de setembro, o que representa 62,4% do total de focos de setembro do ano passado, quando foram contabilizados 375 focos.
Em agosto, o estado atingiu um recorde histórico com 3.612 focos de incêndio, representando 64,6% dos 5.586 focos registrados até agora em 2024.
Prevenção e cuidado
Atualmente, recomenda-se beber bastante água, evitar a exposição solar excessiva e adotar precauções como usar soro para os olhos e nariz. É aconselhável evitar atividades físicas ao ar livre durante os horários mais críticos.
A Defesa Civil e as Defesas Civis Municipais estão realizando vistorias em áreas propensas a queimadas, construindo aceiros e intensificando campanhas de conscientização. A população deve seguir as seguintes medidas de prevenção de incêndios:
A Defesa Civil alerta que, ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata, é preciso informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).
Leia também
Mensagens revelam que viúva e cunhado de Igor Peretto planejavam dormir juntos na noite do crime; veja prints
Encontro técnico para maestros, músicos e coreógrafos chega a Peruíbe
Cunhado e irmã de Igor Peretto participam da reconstituição do crime; veja como foi
Maior navio da Marinha chega a Santos e abre visitação gratuita neste fim de semana
Porto de Santos terá canal ampliado em projeto bilionário para receber navios maiores
Porto de Santos terá canal ampliado em projeto bilionário para receber navios maiores
Apagões no Guarujá disparam em 2025 devido a pipas presas na rede elétrica
Gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda entra em vigor neste sábado
Maior navio da Marinha chega a Santos e abre visitação gratuita neste fim de semana
Orquestra de Santos se apresenta no Festival de Campos do Jordão neste domingo