CUIDADOS

Focos de incêndio estão ativos em nove municípios do interior de SP

Regiões norte, noroeste e oeste do estado pode cair abaixo dos 20%

Segundo a Defesa Civil, o que pode ocasionar focos de incêndio ativo em nove municípios - Imagem: Reprodução/Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Segundo a Defesa Civil, o que pode ocasionar focos de incêndio ativo em nove municípios - Imagem: Reprodução/Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Alanis Ribeiro Publicado em 03/09/2024, às 12h33


Devido ao aumento drástico da temperatura nos próximos dias, a umidade do ar nas regiões norte, noroeste e oeste do estado pode cair abaixo dos 20%, segundo a Defesa Civil, o que pode ocasionar focos de incêndio ativo em nove municípios.

Durante o período mais quente do dia, as temperaturas podem atingir 39ºC em Presidente Prudente, Araçatuba, Tupã, Birigui e Martinópolis, com umidade relativa do ar entre 13% e 15%. Em São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto e Rosana, a temperatura deve chegar a 38ºC e a umidade varia de 14% a 21%. Franca e Valparaíso podem registrar 35ºC, com umidade relativa entre 17% e 19%.

Monitoramento do Inpe

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 234 focos ativos de incêndio em São Paulo nos dias 1º e 2 de setembro, o que representa 62,4% do total de focos de setembro do ano passado, quando foram contabilizados 375 focos. 

Em agosto, o estado atingiu um recorde histórico com 3.612 focos de incêndio, representando 64,6% dos 5.586 focos registrados até agora em 2024.

Prevenção e cuidado

Atualmente, recomenda-se beber bastante água, evitar a exposição solar excessiva e adotar precauções como usar soro para os olhos e nariz. É aconselhável evitar atividades físicas ao ar livre durante os horários mais críticos. 

A Defesa Civil e as Defesas Civis Municipais estão realizando vistorias em áreas propensas a queimadas, construindo aceiros e intensificando campanhas de conscientização. A população deve seguir as seguintes medidas de prevenção de incêndios:

  • não colocar fogo em áreas de vegetação seca;
  • não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias;
  • não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo;
  • não queimar lixo;
  • não soltar balão. 

A Defesa Civil alerta que, ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata, é preciso informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).