Notícias

'Hora do Mamaço' em Santos promove apoio a mães e bebês com foco em amamentação

Sandra Abreu e a pediatra Keiko Teruya destacam a importância de suporte para a maternidade

Especialistas discutem a necessidade de suporte contínuo à amamentação, envolvendo saúde pública e sociedade - Foto: Rádio CBN Santos
Especialistas discutem a necessidade de suporte contínuo à amamentação, envolvendo saúde pública e sociedade - Foto: Rádio CBN Santos

Gabriel Nubile Publicado em 15/08/2025, às 13h51


A especialista em amamentação Sandra Abreu e a pediatra Dr.ᵃ Keiko Teruya abordaram a importância de redes de apoio para a amamentação em entrevista à Rádio CBN Santos. Ambas falaram sobre a 14ª edição da Hora do Mamaço, que acontecerá no dia 17 de agosto, nos Jardins da Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos. O evento busca reforçar o tema “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”.

Sandra Abreu, que é a organizadora do evento, e a Dr.ᵃ Keiko Teruya, que atua como consultora do Ministério da Saúde, detalharam como o suporte à amamentação vai além da orientação técnica. Elas explicaram que o objetivo é envolver saúde pública, família e sociedade para o apoio ser contínuo e sólido para as lactantes. A programação do evento, que é gratuita e aberta ao público, foi planejada para atender a essas necessidades.

“Essa já é a décima quarta edição, são 14 anos dessa ação linda. O objetivo da ação é quebrar mitos e preconceitos em relação à amamentação em público, por isso fazemos os eventos em locais públicos, para justamente mostrar que o ato de amamentar é um ato de sobrevivência natural, um direito, bem importante para os bebês. Teremos pediatras falando sobre a rede de apoio sustentável, uma rede que fala sobre a mulher entender que não precisa carregar do peso da amamentação sozinha nas costas, essa rede de apoio trata-se dos familiares, dos parentes, o empregador e até os governos, todos têm um papel nessa amamentação de sucesso.”

A programação do evento começa às 14h, com diversas atividades. Haverá palestras de uma mãe de gêmeos e de uma pediatra convidada, que irão compartilhar experiências e discutir a importância de um cuidado que vai além do ato de amamentar. Um dos pontos práticos será uma demonstração sobre o protocolo de desengasgo para bebês, conduzida por uma enfermeira, e uma vivência de relaxamento para as mães.

O momento mais simbólico do encontro será a Hora do Mamaço Oficial, às 15h50, quando as mães amamentarão juntas para a tradicional foto do evento. Para finalizar, o evento terá sorteio de brindes e receberá doações de roupas e fraldas de bebê, que serão destinadas a uma ação social na Policlínica da Vila Gilda no dia 29 de agosto.

Confira a entrevista na íntegra: