Concessionária pede à população que denuncie atividades suspeitas e mantenha distância de cabos soltos para garantir a segurança
Alanis Ribeiro Publicado em 31/01/2025, às 12h01 - Atualizado às 12h01
Uma pesquisa realizada pela Neoenergia Elektro revelou que, em 2024, os furtos de cabos elétricos causaram a interrupção do fornecimento de energia para 107.772 pessoas. O levantamento abrangeu 3.913 ocorrências registradas em seis municípios da Baixada Santista.
As cidades analisadas foram Guarujá, Bertioga, Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá e o bairro Solemar, em Praia Grande. A concessionária, responsável pela distribuição de energia na região, destacou que esses crimes não apenas provocam a falta de energia, mas também geram prejuízos significativos e aumentam a insegurança para os moradores.
Guarujá foi o município mais afetado, com 43.755 pessoas impactadas pela falta de energia, o que representa cerca de 15% da população total de 287.634 habitantes, segundo o Censo de 2022. Em Bertioga, a situação foi ainda mais preocupante, com 32.785 pessoas afetadas, correspondendo a mais da metade dos 64.188 habitantes da cidade.
Peruíbe se destacou negativamente ao registrar o maior número de ocorrências de furto, totalizando 1.105 casos. A tabela abaixo apresenta um resumo das estatísticas sobre os furtos de cabos elétricos nas cidades atingidas:
Furtos de Cabos Elétricos
A Neoenergia Elektro reafirmou seu compromisso no combate a esses crimes por meio do mapeamento das áreas mais afetadas e da cooperação com as autoridades locais para uma resposta mais eficaz. A empresa atua em parceria com a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal para investigar e desmantelar redes de receptação de materiais furtados.
A companhia alertou que o furto de cabos elétricos é um crime previsto no Código Penal e enfatizou os riscos do manuseio inadequado de cabos energizados, que podem causar graves lesões ou até mesmo ser fatais.
A Neoenergia Elektro também fez um apelo à população para que mantenha distância de cabos soltos e denuncie qualquer atividade suspeita de furto ou intervenção nos postes à Polícia Militar e à concessionária, por meio do telefone 0800 701 01 02.
Servidores de Praia Grande retomam greve após reajuste de 5,48% ser aprovado pela Câmara
Cunhado e irmã de Igor Peretto participam da reconstituição do crime; veja como foi
Homem é acusado de oferecer sexo oral para menino em local público
Casa de alvenaria em Vicente de Carvalho pega fogo e resultado gera problemas estruturais
TJ-SP autoriza saída temporária de 3.232 reeducandos
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil