Entre os anos 1950 e o início dos anos 1980, os arredores do Porto de Santos eram famosos por suas casas noturnas
Manoela Cardozo Publicado em 11/07/2024, às 17h00
Entre os anos 1950 e o início dos anos 1980, os arredores do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, eram famosos por suas casas noturnas e clubes de dança, que ofereciam uma variedade de prazeres e liberavam de tudo.
A música alta, os letreiros luminosos e as belas mulheres nas portas dos clubes eram comuns, convidando os trabalhadores do cais santista para momentos de "relaxamento" entre uma jornada de trabalho e outra.
Esse cenário também atraía muitos estrangeiros que passavam pela cidade e não resistiam às encantadoras mulheres que ofereciam "massagens" e outros serviços.
Uma ex-garota de programa dessa época de ouro dos prazeres noturnos no Porto de Santos, que preferiu permanecer anônima, relembra as abordagens aos homens naquela época: "As mulheres com vestidos brilhantes, de muita lantejoula, acenavam com lenços para os homens e eram convidadas a sentarem nas mesas, onde as conversas aconteciam, entre uma bebida e outra. Eram verdadeiras Damas da Noite, que ofertavam seus serviços de maneira muito graciosa".
Segundo a ex-prostituta, naquele período, não havia preconceito ou roubo nos arredores do Porto de Santos, um cenário muito diferente dos dias atuais. "Era outro mundo. Era seguro andar entre os clubes e cabarés. Homens de todas as idades, cargos e classes sociais frequentavam sem medo, e viravam a noite satisfeitos. Até romance com marinheiros aconteciam, não era só prazer por prazer", relatou.
No final dos anos 1980, a chegada da Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS) causou uma drástica redução no movimento desses locais. O medo da transmissão do HIV fez com que muitas dessas casas e clubes noturnos fechassem suas portas. Além disso, as mudanças na logística e operação do Porto de Santos nos anos 1990, com os navios permanecendo menos tempo atracados, contribuíram para o fim da era de ouro dos deleites noturnos em Santos.
Leia também
Polícia Federal deflagra operação contra extração ilegal de areia na Baixada Santista
Dr. Roberto Zeballos analisa saúde contemporânea e desafios futuros
Mudança na Secretaria de Segurança de Santos recebe mais um reforço
Sebastião Salgado – a fotografia como memória de todos nós
Secretário de saúde de Cubatão explica encontro sobre maternidade atípica, mãe solo e saúde mental
Bolsonaro tem o dedo podre para escolher seus aliados
Família no Guarujá fica sem casa após incêndio destruir apartamento
Baixada Santista tem alerta laranja de chuva nesta sexta
Invasão em Praia Grande: homem corta fios do sistema de segurança para entrar em prédio; VÍDEO
Mais de 600 kg de cocaína são apreendidos pela Receita Federal no Porto de Santos