O espaço está instalado dentro do Centro de Especialidades de Vicente de Carvalho

Manoela Cardozo Publicado em 03/07/2024, às 08h56 - Atualizado às 08h57
No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, a Prefeitura de Guarujá inaugurou o primeiro ambulatório trans da Baixada Santista.
Localizado no Centro de Especialidades de Vicente de Carvalho (Rua Guilherme Guinle, 42 – Pae Cará), o novo serviço foi lançado durante as comemorações dos 90 anos de Emancipação Político-Administrativa da cidade, celebrados no domingo, 30 de junho.
O prefeito de Guarujá destacou a importância desta iniciativa pioneira na região: “Investir em saúde pública é dever de todo gestor e estamos fazendo a nossa lição de casa, olhando também pela saúde da população trans, que tanto sofre seja pela violência, preconceito ou, principalmente, pela falta de um serviço que atenda às suas necessidades. Guarujá dá exemplo de respeito”, afirmou.
Nomeado Ambulatório Transexualizador “TRANSforma – O Respeito Transforma”, o serviço começará a atender a população na próxima segunda-feira (8). O ambulatório, totalmente climatizado, funcionará no piso superior do Centro de Especialidades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas.
O secretário de Saúde de Guarujá explicou que foram necessários meses de trabalho para estabelecer um protocolo de atendimento e montar uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de proporcionar um atendimento digno e respeitoso.
No ambulatório, o público-alvo terá acesso a acompanhamento médico nas áreas de psicologia, psiquiatria, endocrinologia, assistência social e enfermagem. O acesso aos serviços se dará por meio das unidades de saúde da rede municipal, via Complexo Regulador Ambulatorial.
Alexandre Florentino, integrante da Comissão da Diversidade Sexual e fundador do Coletivo Casa Beauty, celebrou a inauguração do ambulatório como um avanço significativo para a comunidade trans de Guarujá: “É um avanço significativo para Guarujá, que caminha mais um passo na construção de políticas públicas cada vez mais inclusivas, onde cada pessoa poderá ser quem é, sem vergonha alguma”.
A inauguração contou com a participação de Clodoaldo Melo, conhecida como Punk Klô, a primeira drag queen da Baixada Santista.
Leia também

Que tal bater um papo com o Padre Antônio Vieira?

Luan Peres analisa dupla de zaga com Adonis e explica desabafo no fim da última partida

Eletricista sofre descarga elétrica e morre em Itanhaém

Ketlen sai em licença maternidade após treinar até o 8° mês de gestação

Após erros graves, CBF organiza grupo para discutir melhorias e inovações na arbitragem brasileira

Tiago Nunes: O treinador que revolucionou a LDU

Corinthians encara Vitória com goleiro improvisado e alterações no time

Lesões complicam ataque do São Paulo na temporada

João Fonseca avança às semifinais em ATP 500 da Basileia

Luan Peres analisa dupla de zaga com Adonis e explica desabafo no fim da última partida