O espaço está instalado dentro do Centro de Especialidades de Vicente de Carvalho
Manoela Cardozo Publicado em 03/07/2024, às 08h56 - Atualizado às 08h57
No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, a Prefeitura de Guarujá inaugurou o primeiro ambulatório trans da Baixada Santista.
Localizado no Centro de Especialidades de Vicente de Carvalho (Rua Guilherme Guinle, 42 – Pae Cará), o novo serviço foi lançado durante as comemorações dos 90 anos de Emancipação Político-Administrativa da cidade, celebrados no domingo, 30 de junho.
O prefeito de Guarujá destacou a importância desta iniciativa pioneira na região: “Investir em saúde pública é dever de todo gestor e estamos fazendo a nossa lição de casa, olhando também pela saúde da população trans, que tanto sofre seja pela violência, preconceito ou, principalmente, pela falta de um serviço que atenda às suas necessidades. Guarujá dá exemplo de respeito”, afirmou.
Nomeado Ambulatório Transexualizador “TRANSforma – O Respeito Transforma”, o serviço começará a atender a população na próxima segunda-feira (8). O ambulatório, totalmente climatizado, funcionará no piso superior do Centro de Especialidades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas.
O secretário de Saúde de Guarujá explicou que foram necessários meses de trabalho para estabelecer um protocolo de atendimento e montar uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de proporcionar um atendimento digno e respeitoso.
No ambulatório, o público-alvo terá acesso a acompanhamento médico nas áreas de psicologia, psiquiatria, endocrinologia, assistência social e enfermagem. O acesso aos serviços se dará por meio das unidades de saúde da rede municipal, via Complexo Regulador Ambulatorial.
Alexandre Florentino, integrante da Comissão da Diversidade Sexual e fundador do Coletivo Casa Beauty, celebrou a inauguração do ambulatório como um avanço significativo para a comunidade trans de Guarujá: “É um avanço significativo para Guarujá, que caminha mais um passo na construção de políticas públicas cada vez mais inclusivas, onde cada pessoa poderá ser quem é, sem vergonha alguma”.
A inauguração contou com a participação de Clodoaldo Melo, conhecida como Punk Klô, a primeira drag queen da Baixada Santista.
Servidores de Praia Grande retomam greve após reajuste de 5,48% ser aprovado pela Câmara
Cunhado e irmã de Igor Peretto participam da reconstituição do crime; veja como foi
Homem é acusado de oferecer sexo oral para menino em local público
Casa de alvenaria em Vicente de Carvalho pega fogo e resultado gera problemas estruturais
TJ-SP autoriza saída temporária de 3.232 reeducandos
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil