Notícias

Governador Tarcísio anuncia realização de estudo para implementação de trem entre Santos e SP

Além de Santos, São José dos Campos também esteve na pauta da reunião

A previsão é de que o projeto só deva começar a sair do papel em até três anos - Imagem: Redes Sociais
A previsão é de que o projeto só deva começar a sair do papel em até três anos - Imagem: Redes Sociais

Karina Faleiros Publicado em 24/05/2024, às 11h07


Um estudo para analisar a viabilidade do projeto ferroviário que ligará Santos a São Paulo, foi anunciado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em reunião entre integrantes do governo estadual.

Com propósito de discutir sobre a mobilidade no estado de São Paulo, o anúncio do projeto foi anunciado na noite desta quinta-feira (23).

“Deliberamos sobre o início de novos estudos para mobilidade urbana. A gente já tem uma série de projetos aí que estão qualificados, que a gente vem desenvolvendo estudos, a gente está finalizadno estudos de concessão das Linhas 11, 12 e 13. Já fizemos o leilão do trem intercidades, estamos concluindo o Campinas-São Paulo, que é o nosso eixo Norte, estamos concluindo os estudos do trem intercidades de Sorocaba a São Paulo, que é o nosso eixo Oeste, com a previsão da gente fazer o leilão do Sorocaba-São Paulo no ano que vem e a gente agora deliberou o ingresso no programa de parceria de investimentos de outras linhas de trem”, afirmou o chefe do Executivo.

Segundo anúncio do governador, a perspectiva é de que o governo feche o contrato para os estudos em junho ou julho, partiria para um período de análise de pré-viabilidade, depois para o estudo propriamente dito, de maneira que esses estudos devem ficar prontos em 2026, para levar ao mercado em 2027.