Diplomata Maria Clara de Abreu Rada é indicada para embaixada na Sérvia, destacando sua experiência no Itamaraty
por Leandro Mazzini
Publicado em 19/03/2025, às 09h21
La Vie em Rose da Paper
A sino-indonésia Paper Excellence parece viver em outro mundo para assuntos jurídicos. Saiu pela culatra o tiro que a empresa deu contra a Justiça brasileira. Os estrangeiros pediram para a Corte Internacional de Arbitragem, em Paris, para tirar a disputa pela Eldorado Brasil Celulose do Brasil, pelo controle da empresa, que trava contra a brasileira J&F. Alegavam precisar de uma “jurisdição neutra”, depois que a Justiça Federal, o TRF-4, o STF e o STJ mantiveram uma decisão que os impede de assumir a Eldorado por desrespeito à Lei de Terras. Com o pedido negado em Paris, a Paper Excellence seguirá tendo que litigar no Brasil, no Judiciário que ela acabou de atacar no exterior.
Que guerra??
Na reunião do Grupo Parlamentar Brasil-Ucrânia, semana passada, discutiu-se o futuro daquele país no pós-guerra. Apesar da expectativa junto ao Corpo Diplomático, os embaixadores da Ucrânia no Brasil e do Brasil na Ucrânia... não compareceram. Nenhum governista ou representante do Itamaraty compareceu ao evento. A Ucrânia conta com forte apoio das embaixadas do Reino Unido, Espanha, Alemanha e França.
Vá com fé, Maria
Enquanto reserva as embaixadas do circuito Elizabeth Arden para os “amigos do Rei”, o Governo Lula da Silva III indica a diplomata Maria Clara de Abreu Rada para o cargo de embaixadora do Brasil na Sérvia. Ela é a diretora do Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação do Itamaraty.
Força, Lustosa Leal
Muito distante do radar das prioridades está o Timor Leste, país de língua portuguesa que foi colônia da Indonésia. Em Díli será embaixador Ricardo José Lustosa Leal, atual ministro-conselheiro na Representação Permanente do Brasil junto aos Organismos Internacionais sediados em Londres.
Coisa de bilhões
O Governo enviou à Câmara dos Deputados os acordos de cooperação em Defesa firmados com Arábia Saudita e Jordânia, ambos assinados em 2024. Os dois passarão pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), que seria presidida por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), contudo o deputado declarou sua saída do Brasil para os Estados Unidos por motivos de perseguição política.
PT mais perto
Mais uma tacada pré-eleitoral de Eduardo Paes para o Governo em 2026. Afagou o PT local. O ex-ministro Edson Santos (PT-RJ) foi convidado pelo prefeito para assumir a subsecretaria da Igualdade Racial no Rio de Janeiro. O novo departamento é planejado por Edson e seus pares para o 1º semestre deste ano. “Vamos desenvolver ações e políticas que reduzam os impactos do racismo, que ainda é forte”, diz Edson.
ESPLANADEIRA
#MPD Engenharia é eleita a 3ª maior construtora do País no Ranking INTEC. #Bilheteria Express expande operação para Portugal com artistas brasileiros. #Hospital Geral do Grajaú-SP se torna o 1° estadual 100% digital da AL. #Feira Rio Artes acontece a partir de 9/4 no Expomag-RJ. #NICEe grupoGBI firmam parceria para assistentes virtuais inteligentes. #Serasa Experian: tentativas de fraude contra idosos cresceram 12% em 2024.
Leia também
Antes de falecer, filhos de Cid Moreira já estavam em conflito pela herança
Ministro do STJ, Paulo Dias de Moura Ribeiro é homenagedo em Santos por contribuição à justiça
Santos realiza coleta de sangue de cães para teste de Leishmaniose
Homem assalta farmácia e sorveteria em São Vicente; VÍDEO
Vacina brasileira contra Mpox está prestes a iniciar testes em humanos
Colisão entre três veículos em rodovia do litoral de SP deixa quatro feridos
Nova descoberta de petróleo da Petrobras reforça potencial da Bacia de Santos
Ministro do STJ, Paulo Dias de Moura Ribeiro é homenagedo em Santos por contribuição à justiça
Passeio de bonde em Santos tem 50% de desconto no dia das mães
Litoral de SP entra em alerta com a chegada de nova frente fria, diz Defesa Civil