Agentes de saúde visitam residências em Guarujá para mapear áreas de risco e orientar moradores sobre prevenção da dengue
Alanis Ribeiro Publicado em 29/01/2025, às 12h40
Como uma das diversas medidas para combater os casos de dengue, especialmente durante a temporada de verão, a cidade de Guarujá está realizando a distribuição de repelentes para gestantes que comparecem às unidades de saúde da cidade para realizar exames pré-natais.
A administração municipal informou que os agentes da Secretaria de Saúde estão realizando visitas intensificadas nas residências, com o objetivo de identificar e mapear áreas propensas à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue.
Atualmente, cerca de 90 agentes de controle de endemias, em parceria com agentes comunitários, trabalham ativamente na prevenção da doença. Além disso, a prefeitura está disponibilizando vacinas contra a dengue para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.
Os moradores recebem orientações sobre medidas que podem ser adotadas em suas residências para evitar o acúmulo de água, que serve como criadouro para os mosquitos. As recomendações incluem:
• Amarrar bem os sacos de lixo e evitar descartar resíduos sólidos em locais inadequados;
• Armazenar pneus velhos em áreas cobertas;
• Adicionar areia em vasos de plantas;
• Realizar inspeções semanais em casa para identificar focos de larvas;
• Higienizar bebedouros de animais;
• Limpar calhas e lajes, além de colocar areia nos cacos de vidro;
• Acolher os agentes de saúde que realizam visitas;
• Eliminar água acumulada na bandeja externa da geladeira e em bebedouros;
• Tampar caixas d'água, ralos e pias;
• Usar repelentes e instalar telas nas janelas.
Dessa maneira, o município busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito transmissor.
Leia também
Carnaval de Santos 2025: confira a programação oficial dos desfiles
Brasil registra 6.644.336 casos de dengue em 2024; veja valor de combate para 2025
Santistas em breve terão Litoral Plaza Shopping com formato moderno
Motorista morre após colidir com mureta de concreto; corpo é retirado só no dia seguinte
João Campos assumirá direção nacional do PSB e irá afastar rótulo de comunista com novo nome
Acidente em Vicente de Carvalho: carro colide com trem
Prefeitura de Praia Grande anuncia reajuste no transporte público municipal
Carnaval: montagem da Passarela Dráuzio da Cruz avança a todo vapor
Motorista morre após colidir com mureta de concreto; corpo é retirado só no dia seguinte
Sobe total de bolsas oferecidas a estudantes da Praia Grande