Moradia

Guarujá tem quase 800 unidades habitacionais em construção

Em sete anos, a Prefeitura já entregou 1.644 unidades habitacionais, mais que nos 20 anos anteriores

Guarujá tem quase 800 unidades habitacionais em construção - Imagem: Reprodução/Prefeitura de Guarujá
Guarujá tem quase 800 unidades habitacionais em construção - Imagem: Reprodução/Prefeitura de Guarujá

Manoela Cardozo Publicado em 02/06/2024, às 09h25


As obras habitacionais em Guarujá estão em pleno andamento, refletindo o compromisso da Prefeitura com o combate ao déficit habitacional. Atualmente, são 799 unidades em construção, distribuídas nos núcleos de Cantagalo (Enseada) e Parque da Montanha (Vila Edna).

De acordo com informações da Prefeitura, essa iniciativa marca um avanço significativo, pois nos últimos sete anos foram entregues 1.644 moradias, superando as conquistas dos 20 anos anteriores. Do total em execução, 240 unidades no Cantagalo são destinadas exclusivamente às famílias afetadas pelos deslizamentos causados pelas chuvas intensas de março de 2020.

O investimento de R$ 34 milhões conta com apoio do Governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e do Governo Federal, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O empreendimento atingiu 70% de conclusão.

Além disso, outras 559 unidades estão sendo construídas no Parque da Montanha, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Autoridade Portuária. Destas, 90 já foram entregues, totalizando 649 novas moradias. Esse projeto visa realocar famílias que residem em áreas de palafitas do Complexo Prainha/Marezinha/Aldeia, em Vicente de Carvalho.

O investimento, que ultrapassa R$ 60 milhões, inclui recursos da Autoridade Portuária e do Tesouro Municipal. Para o próximo período, estão previstas mais 1.814 unidades habitacionais por meio de licitações já realizadas. Desde 2017, o prefeito estabeleceu o enfrentamento do déficit habitacional como uma das principais prioridades da gestão municipal.