A cidade ficou à frente de oito capitais com população acima de 1 milhão de habitantes
Vitória Tedeschi Publicado em 09/08/2023, às 14h15
Após a divulgação do Anuário de 2023 sobre as Cidades Mais Seguras do Brasil, neste mês, a cidade de Guarulhos se destacou no cenário nacional e apareceu em 1º lugar entre as capitais mais seguras com população acima de 1 milhão de habitantes.
A pesquisa também revelou que Guarulhos ficou à frente de nove municípios: São Paulo (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Goiânia (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).
Elaborada pela MySide, empresa do ramo imobiliário especializada em tecnologia, o anúario teve como base os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde. Além disso, a análise também avaliou a quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes.
A evolução da segurança pública de Guarulhos é fruto de uma série de esforços da atual administração.
"Nos últimos anos abrimos concurso público e chamamos cerca de 110 aprovados para a Guarda Civil Municipal (GCM). Ampliamos ainda as rondas preventivas e ostensivas, que operam também com o suporte de 5 mil câmeras de vigilância pela cidade, sendo 3,7 mil nas escolas. Além disso, adquirimos viaturas, renovando a frota, e mais de 500 armamentos para equipar agentes no combate à criminalidade", comentou o prefeito Guti.
Os avanços são contínuos, uma vez que a Prefeitura lançará uma série de projetos a partir do financiamento de R$ 50 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que prevê investimentos em iniciativas como a otimização da capacidade de gestão da segurança pública do município.
Além do fortalecimento administrativo e operacional da GCM, a implantação de um Centro de Comando e Controle Integrado, a criação do Observatório da Segurança Municipal, a modernização da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas e o aprimoramento de programas de prevenção e combate à violência e à criminalidade nas escolas, contra a mulher e os jovens.
Confira o ranking de cidades mais seguras com população acima de 1 milhão de habitantes:
Leia também
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Bebê morre em incêndio provocado por irmã de 14 anos em Guarujá
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
PAT São Vicente oferece 1,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira; saiba quais
Homem é preso em Santos após espancar namorada na capital paulista
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Santos pega o Flamengo na Vila: Neymar treina normal e time se prepara para duelo importante
Acidente grave com três carros deixa dois feridos em Bertioga