Cidades Mais Seguras do Brasil

Guarulhos ocupa o 1º lugar dentre as cidades mais seguras do Brasil; veja ranking

A cidade ficou à frente de oito capitais com população acima de 1 milhão de habitantes

Guarulhos ocupa o 1º lugar dentre as cidades mais seguras do Brasil; veja ranking - Imagem: divulgação
Guarulhos ocupa o 1º lugar dentre as cidades mais seguras do Brasil; veja ranking - Imagem: divulgação

Vitória Tedeschi Publicado em 09/08/2023, às 14h15


Após a divulgação do Anuário de 2023 sobre as Cidades Mais Seguras do Brasil, neste mês, a cidade de Guarulhos se destacou no cenário nacional e apareceu em 1º lugar entre as capitais mais seguras com população acima de 1 milhão de habitantes.

A pesquisa também revelou que Guarulhos ficou à frente de nove municípios: São Paulo (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Goiânia (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

Elaborada pela MySide, empresa do ramo imobiliário especializada em tecnologia, o anúario teve como base os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde. Além disso, a análise também avaliou a quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

A evolução da segurança pública de Guarulhos é fruto de uma série de esforços da atual administração.

"Nos últimos anos abrimos concurso público e chamamos cerca de 110 aprovados para a Guarda Civil Municipal (GCM). Ampliamos ainda as rondas preventivas e ostensivas, que operam também com o suporte de 5 mil câmeras de vigilância pela cidade, sendo 3,7 mil nas escolas. Além disso, adquirimos viaturas, renovando a frota, e mais de 500 armamentos para equipar agentes no combate à criminalidade", comentou o prefeito Guti.

Os avanços são contínuos, uma vez que a Prefeitura lançará uma série de projetos a partir do financiamento de R$ 50 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que prevê investimentos em iniciativas como a otimização da capacidade de gestão da segurança pública do município.

Além do fortalecimento administrativo e operacional da GCM, a implantação de um Centro de Comando e Controle Integrado, a criação do Observatório da Segurança Municipal, a modernização da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas e o aprimoramento de programas de prevenção e combate à violência e à criminalidade nas escolas, contra a mulher e os jovens.

Confira o ranking de cidades mais seguras com população acima de 1 milhão de habitantes:

  1. Guarulhos (SP)
  2. São Paulo (SP)
  3. Brasília. (DF)
  4. Campinas (SP)
  5. Goiânia (GO)
  6. Belém (PA)
  7. Belo Horizonte (MG)
  8. Porto Alegre (RS)
  9. Curitiba (PR)
  10. Rio de Janeiro (RJ)
Compartilhe