O fogo começou na noite de segunda-feira (4) e avançou a madrugada de terça-feira (5)
Karina Faleiros Publicado em 05/09/2023, às 10h58
Na madrugada desta terça-feira (5), um incêndio de grandes proporções consumiu mais de 100 barracos na comunidade Caminho São José, no Rádio Clube.
De acordo com a Prefeitura de Santos, o incêndio começou após às 22h30 de segunda-feira (4), e seguiu pela madrugada de terça-feira (5); o Corpo de Bombeiros enviou as equipes e mais de dez viaturas ao local, para ajudar as famílias e controlar as chamas.
No total, 15 viaturas do Corpo de Bombeiros e 43 bombeiros estiveram presentes no combate; no intuito de resgatar alguns pertences, e também de construir uma espécie de barricada para evitar que o fogo atingisse uma outra área da comunidade, eles começaram a quebrar as paredes de madeira da moradia, retiram até uma geladeira e jogam na água. “Olha a geladeira. Tem que jogar, não tem jeito”.
Segundo informações do g1, devido a proporção do incêndio, as chamas e fumaça puderam ser vistas de outras áreas mais afastadas.
Um morador não identificado, transmitiu o sentimento de impotência diante do fogo. “Misericórdia senhor, olha quanta família [desabrigada] senhor”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que três unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocadas para prestar socorro às vitimas. Dos principais problemas, a inalação da fumaça.
A administração municipal ressaltou que pacientes que precisaram de mais cuidados, foram levados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Noroeste e Zona Leste.
O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), foi até o local e de lá, publicou um vídeo nas redes sociais, lamentando a situação. Ele informou que os desabrigados estão sendo atendidos na Escola Municipal Pedro Crescenti, que servirá como posto de doações assim como o Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Um abrigo emergencial no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste, foi organizado pela secretária de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys, localizado na Rua Fausto Felício Brusarosco, s/nº, no Castelo.
Ponto de doações
As doações devem ser feitas no FSS, na Avenida Conselheiro Nébias, 388, no bairro Encruzilhada, bem como na escola municipal citada acima, que fica a Av. Brigadeiro faria Lima, s/n°, no Rádio Clube.
Vítimas
Não há informações sobre vítimas fatais. No entanto, 15 pessoas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por inalarem fumaça.
A Prefeitura de Santos, em nota, informa que além do Samu, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil, deram apoio aos bombeiros. As causas do incêndio serão apuradas pelas autoridades policiais.
A administração municipal ainda não informou o número total de pessoas desabrigadas
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Câmara de Cubatão aprova projeto que aumenta salários de cargos de comissão
Após lançamento do box 'Mulheres Assassinas', Ullisses Campbell dá pistas de novo livro true crime
Polícia recupera 600 litros de diesel roubados de trem e prende dois homens em São Vicente
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil