Crime

Novo julgamento de Robinho sobre caso de estupro coletivo acontece nesta quarta-feira; entenda

Robinho foi condenado a nove anos de prisão pela Justiça italiana

Julgamento de Robinho sobre caso de estupro coletivo acontece nesta quarta; entenda - Imagem: reprodução Twitter
Julgamento de Robinho sobre caso de estupro coletivo acontece nesta quarta; entenda - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 20/03/2024, às 08h38


Nesta quarta-feira (20), a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) inicia o julgamento do pedido do governo da Itália para que o ex-jogador de futebol Robinho cumpra a pena de nove anos de prisão por estupro coletivo no Brasil.

De acordo com informações do G1, o caso remonta a 2013, quando Robinho, então jogador do Milan, na Itália, foi condenado por participar do crime contra uma mulher albanesa.

Apesar da condenação, Robinho sempre alegou inocência. Após nove anos desde o incidente, a justiça italiana confirmou a sentença em janeiro de 2022. Agora, o STJ brasileiro decide sobre a extradição de Robinho. O julgamento, marcado para as 14h, será realizado de forma remota.

Na sessão marcada para quarta-feira, a Corte Especial do STJ, composta pelos 15 ministros mais antigos do tribunal, decidirá sobre o pedido do governo italiano para que o ex-jogador Robinho cumpra sua pena de prisão no Brasil. Para validar a sentença, será necessária uma maioria de votos.

A sessão será presidida pelo vice-presidente Og Fernandes, e o relator do caso é o ministro Francisco Falcão.

Os procedimentos serão transmitidos pelo canal do STJ no YouTube. Antes dos votos dos ministros, os advogados terão 15 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, votará o relator, seguido pelos demais ministros, conforme a ordem de antiguidade.

O ministro Og Fernandes, na condição de presidente da sessão, votará apenas em caso de empate.