O projeto de lei proíbe a venda de animais em pet shops e em sites
Karina Faleiros Publicado em 15/08/2023, às 13h35
Foi aprovado recentemente na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o projeto de lei que proíbe a venda de animais em pet shops e em sites, que está na dependência de sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e deve provocar a retomada da discussão em Santo, gerando ‘efeito cascata’ em todos os municípios do Estado.
Segundo informações do Diário do Litoral, essa é a esperança do vereador santista Benedito Furtado (PSB), que foi autor em 2019 de um projeto de lei complementar, que tornou-se lei pelo então prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) – hoje deputado federal – que acrescentou o artigo 295- B à Lei Municipal n° 3.531, de 16 de abril de 1968, do Código de Posturas do Município, que proibia a concessão e renovação de alvará de licença, localização e funcionamento aos canis, gatis e estabelecimentos comerciais que praticassem a comercialização de animais domésticos.
“Aprovamos a lei e os tribunais a derrubaram após a alegação que, por ser comércio, só poderia haver mudança por intermédio de legislação federal. No entanto, podemos considerar que existe uma esperança que a conscientização se alastre”, afirma o parlamentar santista.
A aprovação histórica foi a de Santos, que proibia criação e venda. Na verdade, a paulista proíbe só a ponta (venda). O problema são também criadouros que não são fiscalizados, apesar de existir legislação de proteção e bem-estar animal, que funcionam em locais remotos e usam animais como matrizes, como linhas de montagem, e depois os sacrificam quando não conseguem mais reproduzir e dar lucro, segundo Furtado.
A maioria das anilhas existentes são falsificadas por traficantes de aves. “Esse é um outro problema. O Ibama regulamenta, fornece registros via anilhas, que acaba sendo falsificado. Isso é uma vergonha”, afirma.
Leia também
Cristina Wiazowski faz declaração após resultado de pesquisa em Mongaguá; veja entrevista
“Esse crime não ficará impune”, diz secretário de Segurança após morte de cabo da PM em Cubatão
Invasão em Praia Grande: homem corta fios do sistema de segurança para entrar em prédio; VÍDEO
Durante surto psicótico, homem nu invade casa e vandaliza veículo perto de escola; VÍDEO
O tráfico de crianças brasileiras e o preço de um coração infantil no mercado
Caminhada pela adoção de crianças e adolescentes mobiliza Praia Grande neste domingo
Mais de 56 mil eleitores da Baixada Santista têm títulos cancelados por irregularidades eleitorais
“Esse crime não ficará impune”, diz secretário de Segurança após morte de cabo da PM em Cubatão
Homem é preso em Peruíbe com mais de 1,2 mil arquivos de abuso sexual infantil no celular
Bolsonaro tem o dedo podre para escolher seus aliados