Notícias

Leilão do túnel Santos-Guarujá é adiado para 5 de setembro; entenda a razão

O túnel submerso é parte do Novo PAC e promete ser a maior obra de infraestrutura do país, com grande impacto econômico na região

Anderson Pomini, da Autoridade Portuária, destaca a importância do adiamento para a preparação das empresas interessadas no leilão - Imagem: Divulgação
Anderson Pomini, da Autoridade Portuária, destaca a importância do adiamento para a preparação das empresas interessadas no leilão - Imagem: Divulgação

Gabriel Nubile Publicado em 22/05/2025, às 09h40


O leilão do túnel Santos- Guarujá que estava inicialmente previsto para ocorrer dia 1° de agosto foi remarcado para o dia 5 de setembro. O governo do Estado de São Paulo e o Mpor (Ministro de Portos e Aeroportos) publicaram um comunicado sobre a prorrogação do prazo para a finalização do edital de licitação do túnel Santos-Guarujá.

Segundo as autoridades, as contribuições das empresas ajudaram a aprimorar o modelo e as regras do edital. O objetivo é garantir que mais empresas de peso participem da licitação, assegurando o melhor projeto para essa obra tão grandiosa.

Em entrevista exclusiva à rádio CBN, Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos, relatou sobre a prorrogação do anúncio da empresa que construirá o túnel submerso Santos-Guarujá.

Essa não é só uma obra essencial para baixada santista, mas também para o porto. Este túnel é a obra de infraestrutura mais importante do país. Nós decidimos em conjunto, pelo adiamento do leilão, justamente, para que as empresas interessadas, contassem com um pouco mais de tempo, para se prepararem em relação ao leilão.”, descreve o secretário.

O túnel submerso faz parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e é considerada a maior obra de infraestrutura do programa federal. A empresa que vencer a licitação será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.

A expectativa é que a obra traga um grande impacto para a região, com a criação de cerca de nove mil empregos, tanto diretos quanto indiretos. Essa iniciativa promete não só melhorar a ligação entre as duas cidades, mas também impulsionar a economia local.