Terminal pode agilizar transporte de petroleiros às plataformas de petróleo e impulsionar economia local e regional
Lívia Gennari Publicado em 06/09/2025, às 18h29
A Petrobraspode utilizar o futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá como base estratégica para o transporte de funcionários às plataformas de petróleo e gás da Bacia de Santos. Nesta semana, a estatal se reuniu com a Prefeitura de Guarujáe a Infraero para avaliar a utilização do terminal, que está na fase final de construção.
O encontro incluiu uma visita técnica às instalações da Base Aérea, localizada no distrito de Vicente de Carvalho, onde o aeroporto está prestes a ser inaugurado. Segundo a administração municipal, a reunião foi solicitada pela própria Petrobras para alinhar os planos com a Infraero, responsável pela gestão e operação do terminal.
Durante a apresentação, a Petrobras detalhou os investimentos previstos para a exploração de petróleo e gás na região e destacou a importância estratégica do aeroporto para o acesso às plataformas marítimas. A proposta é utilizar o terminal para facilitar o transporte de funcionários, reduzindo o tempo de deslocamento e os custos com combustível.
“Os presentes conheceram as estruturas do local e a previsão de quando entrará em operação. Com a possibilidade, o aeroporto receberia voos constantes, fomentando a economia local e nacional”, afirmou Thaís Margarido, secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), em nota divulgada pela prefeitura.
Atualmente, a terceira fase das obras de reestruturação das vias de acesso ao aeroporto está em andamento. O terminal deve iniciar as operações no primeiro semestre de 2026, após a conclusão do prédio de passageiros e a aprovação do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA).
Leia também
Jean Piaget High School completa 15 anos com mais de 180 formandos
Roda de Conversa encerra exposição fotopoética no Museu da Imagem e do Som de Santos
Lucas Bove ostenta histórico de denúncias de abuso e agressão
Nova Contratação no Peixe? Santos acerta com o atacante argelino Billal Brahimi
Ambulantes de Praia Grande devem seguir novas regras; multas chegam a R$ 5 mil