Moradores acionaram a Justiça e registraram boletim de ocorrência; Polícia Civil investiga empresário por pagamentos suspeitos

Lívia Gennari Publicado em 07/09/2025, às 14h23
Uma mulher foi afastada do cargo de síndica de um condomínio no Guarujá, após ser acusada de desviar mais de R$ 1,5 milhão em parceria com um empresário. Os moradores registraram boletim de ocorrência por estelionato e acionaram a Justiça para buscar reparação pelos prejuízos.
Segundo a advogada Fernanda Escanuella, moradora e representante do condomínio, a síndica foi destituída em agosto deste ano, após uma assembleia que buscava esclarecimentos sobre os aumentos das cotas condominiais nos últimos anos. Ela ocupava o cargo há quase quatro anos.
Ainda de acordo com Fernanda, as suspeitas começaram a surgir em março de 2023, quando foram identificados pagamentos feitos para a conta pessoal do empresário. Posteriormente, surgiram contratos formais que, segundo a advogada, tinham como objetivo justificar despesas de forma irregular.
Defesa se pronuncia
Em nota, a defesa da ex-síndica, representada pela advogada Roberta Modena Pegoretti, afirmou que todos os atos de gestão “sempre foram submetidos à apreciação e aprovação em assembleias condominiais, com participação legítima dos moradores e em total consonância com a legislação aplicável”.
O empresário envolvido negou as acusações e disse que a defesa do condomínio está “tentando quebrar contratos regularmente aprovados em assembleia e pressionar autoridades com falsas acusações criminais”.
O caso segue em andamento na Justiça por meio de duas ações cíveis, enquanto a Polícia Civil investiga a prática de estelionato. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que realiza diligências para esclarecer os fatos.
Leia também

Motorista de carreta perde a vida em capotamento em Rodovia Padre Manoel da Nóbrega

Homem procurado por tentativa de homicídio é preso com armas ilegais e drogas

Candidatos à prefeitura de São Paulo analisados por uma senhora de 96 anos

Odontomóvel atende mais de 50 munícipes de Santos no 1º dia da Campanha Artérias Saudáveis

Porto de Santos recebe investimento que prevê maior concessão da história portuária

Deputado Lucas Bove é denunciado por violência doméstica e pode ter prisão decretada

Tiago Nunes: O treinador que revolucionou a LDU

Corinthians encara Vitória com goleiro improvisado e alterações no time

Lesões complicam ataque do São Paulo na temporada

João Fonseca avança às semifinais em ATP 500 da Basileia