CONFIRA

Liberada hoje a consulta para o terceiro lote do Imposto de Renda

Ao todo RS 8,5 bilhões serão repassados aos contribuentes

Para conferir sobre a disponibilidade da restituição, o interessado deve acessar a página da Receita na internet - Imagem: Reprodução/Marcello Casal jr/Agência Brasil
Para conferir sobre a disponibilidade da restituição, o interessado deve acessar a página da Receita na internet - Imagem: Reprodução/Marcello Casal jr/Agência Brasil

Alanis Ribeiro Publicado em 24/07/2024, às 11h19


Segundo o Ministério da Fazenda, o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024 estará disponível para consulta nesta quarta-feira (24).O crédito bancário das 6.091.572 restituições será realizado ao longo do dia 31 de julho, no valor total de RS 8,5 bilhões.

Do montante total, R$529.549.606,98 correspondem às restituições destinadas a contribuintes com prioridade legal. Esse valor abrange 14.756 restituições para idosos com mais de 80 anos, 95.040 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos, 9.672 restituições para aqueles com alguma deficiência física ou mental ou que sofrem de moléstia grave, além de 34.014 restituições para contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Além disso, 5.711.130 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via pix. Foram contempladas, ainda, 172.719 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Por fim, foram incluídas no lote 54.241 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul.

Saiba como consultar?

Para conferir sobre a disponibilidade da restituição, o interessado deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Menu Imposto de Renda” e, em seguida, em "Consultar a Restituição". No site constam todas as orientações necessárias, mas em caso de dúvidas, também há os canais disponíveis, permitindo consulta completa e/ou simplificada. 

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Para receber o pagamento da restituição, os dados pessoais e bancários precisam estar corretamente atualizados, pois o valor será depositado na conta informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave pix.

Caso o crédito não seja efetuado devido a desativação da conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse período, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores.