Aguardo

Lula cancela agenda com Tarcísio sobre túnel Santos-Guarujá por recomendação médica

Devido a dores no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva opta por adiar sua agenda nos próximos dias

O governo de São Paulo informou ter um projeto executivo certificado para a construção do túnel - Imagem: Instagram
O governo de São Paulo informou ter um projeto executivo certificado para a construção do túnel - Imagem: Instagram

Karina Faleiros Publicado em 22/09/2023, às 12h47


Nesta próxima segunda-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possuía uma reunião marcada com o  governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), para iniciar lançamento do túnel Santos-Guarujá, porém, após sentir dores no quadril, por recomendação médica, Lula irá adiar toda a sua agenda dos próximos dias.

Com valor de investimento estimado em R$ 6 bilhões, o Governo do Estado informou que participou de reuniões para apresentar projetos que pudessem compor a carteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, e aguarda formalização da inclusão do empreendimento.

Sem data definida para a remarcação do lançamento na capital paulista, o cancelamento ocorreu por conta de um problema crônico que o levará a fazer uma cirurgia, prevista para o fim deste mês. Segundo o diário do litoral, após cirurgia para colocar uma prótese na cabeça do fêmur, Lula deve permanecer cerca de um mês em repouso.

Projeto do túnel

A principal função do túnel é servir de ligação seca entre Santos e Guarujá. As opções atuais para a travessia entre Santos e Guarujá é pela balsa e, no deslocamento, a atividade do porto precisa ser interrompida.

Uma outra alternativa, é o caminho pela rodovia Cônego Domênico Rangoni, em um trecho de 43 quilômetros de extensão.

O governo de São Paulo informou ter um projeto executivo certificado para a construção do túnel, e a estrutura de blocos pré-moldados seria feita por escavação e ficaria sob o estuário de Santos.

Com extensão de 860 metros, o tempo de travessia do túnel submerso durará pouco mais de um minuto e meio, e cerca de 150 mil pessoas deverão passar pelo local diariamente. Além disso, o túnel contará com área para circulação gratuita de pedestres e ciclistas e três pistas em direção às duas cidades. O projeto segue moldes para que possa abrigar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) futuramente.

Mesmo sem consenso sobre a privatização do Porto de Santos, o governo federal e o governo de São Paulo chegaram a um acordo de que a construção do túnel Santos-Guarujá será feita por Parceria Público-Privada (PPP), ou seja, com aporte de recursos públicos e concessão à iniciativa privada.