Saneamento

Mais de 2 mil imóveis receberão rede de esgoto em Guarujá

As obras beneficiarão os bairros Jardim Virgínia, Enseada, Perequê e Jardim Umuarama

Mais de 2 mil imóveis receberão rede de esgoto em Guarujá - Imagem: reprodução Prefeitura de Guarujá
Mais de 2 mil imóveis receberão rede de esgoto em Guarujá - Imagem: reprodução Prefeitura de Guarujá

Manoela Cardozo Publicado em 08/12/2023, às 12h01 - Atualizado às 12h37


Mais de 2 mil imóveis estão sendo beneficiados com a instalação de 42,6 quilômetros de rede de esgoto, em duas obras históricas que visam oferecer saneamento básico em quatro grandes bairros do Guarujá, litoral de São Paulo.

Conforme informações da Prefeitura, no bairro Perequê e Jardim Umuarama, um sistema de esgoto com 22,1 quilômetros de redes coletoras está 95% concluído. Essa iniciativa visa beneficiar 1.360 imóveis na região, além de melhorar a balneabilidade das praias e a qualidade das águas de córregos e rios, como o Rio do Peixe.

O investimento de R$ 31,6 milhões, realizado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), é parte de um contrato firmado em maio de 2022, garantindo recursos para investimentos na cidade pelos próximos 30 anos.

Paralelamente, nos bairros Jardim Virgínia e Enseada, mais de mil residências estão sendo conectadas ao sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade.

A expansão do sistema inclui a implantação de 20,5 quilômetros de redes coletoras, 4 quilômetros de linhas de recalque (tubulações pressurizadas) e a construção de quatro estações elevatórias (unidades de bombeamento). Essa iniciativa está 72% concluída e é realizada pela Sabesp.

Compartilhe