Porta-voz do FHC, Amaral estava internado desde abril
Karina Faleiros Publicado em 14/07/2023, às 11h59
Na noite desta quinta-feira (13), o ex-ministro e ex-embaixador Sergio Amaral, morreu após estar internado desde abril, na luta contra o câncer de próstata.
Amaral nasceu em São Paulo, em 1944. O diplomata era fluente em cinco línguas e se formou em Direito pela USP, tendo terminado a pós-graduação em Ciência Política na Universidade Paris-Sorbonne e também foi professor assistente de Relações internacionais na Universidade de Brasília.
Ele deixa quatro filhos, de dois casamentos.Camila do Amaral, uma das filhas, lembra que o pai foi estimulado, desde pequeno pela mãe, a seguir a carreira diplomática.
Segundo informações do O Globo, ele foi secretário de Comunicação Social da Presidência da República (1995-1999) e porta-voz do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele era um dos diplomatas mais importantes do seu tempo, e teve um papel relevante como negociador da dívida externa brasileira no Comitê de Credores e no Clube de Paris. Na diplomacia, chegou ao topo da carreira, ocupando os principais postos do Brasil no exterior, como as embaixadas em Londres, Paris e Washington.
Amaral estava aposentado quando foi nomeado para a chefia da embaixada nos EUA, em 2016, no governo do ex-presidente Michel Temer, pelo então chanceler José Serra. Durante esse período, manteve contato direto com o atual presidente americano, Joe Biden, durante a visita de Temer nos EUA, em meados de 2018.
Segundo a família, o velório está marcado para este sábado (15), às 9h da manhã, e o enterro será no mesmo dia, no cemitério São Paulo, em Pinheiros.
Servidores de Praia Grande retomam greve após reajuste de 5,48% ser aprovado pela Câmara
Cunhado e irmã de Igor Peretto participam da reconstituição do crime; veja como foi
Homem é acusado de oferecer sexo oral para menino em local público
Casa de alvenaria em Vicente de Carvalho pega fogo e resultado gera problemas estruturais
TJ-SP autoriza saída temporária de 3.232 reeducandos
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil