Porto de Santos

MSC Orion: Navio tem 366 mettos e chega a ser maior que a Torre Eiffel e Titanic; saiba mais

Expectativa é que ele permaneça na região até o final da tarde desta sexta-feira (9), quando seguirá em para Ásia

A embarcação é maior do que a Torre Eiffel, em Paris, que tem 330 metros de altura - Imagem: Reprodução/Martin Bureau/AFP e Divulgação/APS
A embarcação é maior do que a Torre Eiffel, em Paris, que tem 330 metros de altura - Imagem: Reprodução/Martin Bureau/AFP e Divulgação/APS

Alanis Ribeiro Publicado em 09/08/2024, às 08h40


Com 366 metros de comprimento, o cargueiro MSC Orion, com bandeira de Portugal, atracou no Porto de Santos, o maior da América do Sul, na quinta-feira (8). A embarcação é maior do que a Torre Eiffel, em Paris, que tem 330 metros de altura.

Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), o navio atracou em um cais da empresa Brasil Terminal Portuário (BTP). A expectativa é que ele permaneça na região até o final da tarde desta sexta-feira (9), quando seguirá em direção ao Sri Lanka, na Ásia.

A travessia de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho foi interrompida durante a manobra de saída, assim como foi feito em sua chegada. No período que ficar no porto, a APS informou que a estimativa é de que o cargueiro movimente aproximadamente 1,8 mil contêineres.

O MSC Orion possui 366 metros de comprimento e 51 metros de largura. Comparado à Torre Eiffel, em Paris, o cargueiro é 36 metros mais comprido que os 330 metros de altura da torre, cuja base tem 125 metros de largura.

Em relação ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o navio é aproximadamente 9,6 vezes maior que a estátua, que tem 38 metros de altura, sendo 30 metros do monumento e 8 metros do pedestal.

A embarcação supera inclusive o Titanic, embarcação afundou no Atlântico Norte após bater em um iceberg durante uma viagem inaugural, que tinha 269 metros de comprimento e 28 metros de largura. 

Por conta das projeções de crescimento de carga e navios, o presidente da APS, Anderson Pomini, explicou para o g1 que a gestão do Porto de Santos está adotando medidas para viabilizar obras de dragagem de aprofundamento do canal de navegação a curto e médio prazo.