GUARUJÁ

Nova interdição do Túnel Vila Zilda, em Guarujá, reacende revolta da população

Moradores questionam intervenções constantes e alegam prejuízos com pavimentação de má qualidade

Prefeitura recomenda rotas alternativas para motoristas durante a interdição do túnel, que ocorrerá das 21h às 5h. - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Guarujá
Prefeitura recomenda rotas alternativas para motoristas durante a interdição do túnel, que ocorrerá das 21h às 5h. - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Lívia Gennari Publicado em 11/03/2025, às 08h31


O Túnel Juscelino Kubitschek, conhecido como Túnel da Vila Zilda, em Guarujá, será interditado a partir desta segunda-feira (10) para obras de manutenção que serão realizadas pela Sabesp. A interdição ocorrerá de segunda a quinta-feira, das 21h às 5h, com previsão de duração mínima de 90 dias, de acordo com a Prefeitura da cidade. 

O objetivo final das obras é proporcionar melhorias nas tubulações subterrâneas do sistema de coleta de esgoto. A Sabesp utilizará a tecnologia de tubulação curada no local, que permite a inserção de uma manta e resina dentro do tubo, evitando grandes escavações e permitindo a liberação do tráfego em períodos de alto fluxo de veículos. 

O tráfego na região

A Prefeitura de Guarujá recomenda rotas alternativas durante o período de interdição. 
Para os motoristas que se deslocam no sentido Enseada-Vicente de Carvalho, a rota sugerida inclui as avenidas Lydio Martins Corrêa, Santos Dumont, Puglisi, Montenegro, Doutor Emílio Carlos e Dom Pedro I. 

No sentido contrário, Vicente de Carvalho-Enseada, o desvio recomendado passa pelas avenidas Dom Pedro I, Doutor Emílio Carlos, Montenegro, Puglisi, Santos Dumont e Lydio Martins Corrêa.

O que dizem os usuários

A nova interdição do túnel gera preocupações entre os usuários da via. Motoristas que utilizam o túnel diariamente temem o aumento no tempo de deslocamento e o impacto no trânsito das rotas alternativas. Além disso, moradores da região questionam a qualidade das obras e a frequência das intervenções no local.

"Esse tipo de serviço acontece no local a cada dois meses. Fazem de qualquer jeito, colocam um asfalto da pior qualidade", reclama um morador.

Outro munícipe também criticou a situação: "De novo... Fazem remendo toda hora. E os moradores pagando impostos por um serviço ruim, que a todo momento precisa ser refeito."

A insatisfação também se reflete nos prejuízos que os moradores alegam sofrer com seus veículos, devido a má qualidade da pavimentação.

 "Quem fica no prejuízo são os moradores, porque esse asfalto já foi trocado tantas vezes e mesmo assim continua esburacado, acabando com os veículos", desabafou um condutor que não quis ser identificado. 

Histórico de problemas

O Túnel da Vila Zilda enfrenta problemas recorrentes há anos. Moradores relatam que alagamentos são frequentes em períodos de chuva, tornando o trânsito perigoso e, em alguns dias, até impossibilitam a passagem de veículos. Além disso, buracos na pavimentação são uma constante, exigindo reparos frequentes que, segundo os munícipes, são feitos de forma paliativa e de baixa qualidade.

Em 2022, o túnel precisou ser interditado emergencialmente devido ao rompimento de uma tubulação de esgoto, causando transtornos para motoristas e pedestres. No ano seguinte, novas interdições ocorreram devido a infiltrações nas estruturas, levantando questionamentos sobre a eficácia das obras realizadas.

Desta vez, a expectativa é que as obras sejam concluídas dentro do prazo estabelecido, minimizando os transtornos para a população.