Saúde

Odontomóvel atende mais de 50 munícipes de Santos no 1º dia da Campanha Artérias Saudáveis

O veículo ficará ate domingo na Ponta da Praia

Odontomóvel atende mais de 50 munícipes de Santos no 1º dia da Campanha Artérias Saudáveis - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Odontomóvel atende mais de 50 munícipes de Santos no 1º dia da Campanha Artérias Saudáveis - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 29/09/2023, às 09h00 - Atualizado às 09h40


Cinquenta e oito pessoas receberam atendimento no Odontomóvel da Secretaria de Saúde de Santos para a detecção de câncer oral na última quinta-feira (28).

Conforme informações da Prefeitura, essa iniciativa preventiva faz parte do cronograma da 2ª edição da campanha 'Artérias Saudáveis', que ocorre no ginásio do Centro Esportivo e Recreativo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº - Ponta da Praia).

A unidade odontológica móvel estará disponível para avaliação e prevenção do câncer bucal durante todo o evento, que se estenderá até 01 de outubro, com horário de funcionamento das 9h às 17h.

Aqueles que necessitarem de avaliação clínica adicional serão devidamente encaminhados, conforme explicado pela cirurgiã-dentista da Prefeitura de Santos, Andrea Amado da Costa.

“A gente faz uma avaliação odontológica dos tecidos moles da boca para ver se existe lesão  que pode ter suspeita de câncer. Se houver, estes pacientes são encaminhados para um diagnóstico específico dentro de um setor da Prefeitura. Também olhamos se há cárie, falamos sobre escovação e damos uma orientação geral”, explicou.

Além disso, durante o evento, estão sendo oferecidas outras ações de promoção da saúde de forma gratuita, como a medição do índice tornozelo-braquial com um dispositivo que identifica obstruções arteriais em apenas um minuto. O principal objetivo é a prevenção da doença arterial periférica e o fomento à saúde.

No local, também são realizados testes rápidos para HIV e sífilis, bem como testes para tuberculose. Os participantes têm acesso a materiais informativos sobre o combate ao Aedes aegypti e sobre o cuidado com outros animais que podem transmitir doenças, como ratos, pombos e morcegos, além de receberem orientações sobre diversos outros serviços.