ENCONTRADOS

"Operação Vivare" desmantela rede de furto de cabos de telefonia em Praia Grande

Aproximadamente 62 metros de cabo de telefonia foram furtados

Aproximadamente 62 metros de cabo de telefonia foram furtados - Imagem:Reprodução/Polícia Civil
Aproximadamente 62 metros de cabo de telefonia foram furtados - Imagem:Reprodução/Polícia Civil

Alanis Ribeiro Publicado em 14/11/2024, às 12h11


A “Operação Vivare”, deflagrada na terça-feira (12) pela Polícia Civil, com a colaboração do Grupo de Operações Especiais (GOE), identificou dois homens, de 28 e 32 anos, como suspeitos de envolvimento no furto de cabos de telefonia em Praia Grande.

Os indivíduos investigados são empregados da empresa TEL Telecom, prestadora de serviços terceirizados para a operadora Vivo. Ao longo de uma investigação meticulosa, que se estendeu por vários meses, foi revelado que, em ao menos um dos incidentes ocorridos no bairro Solemar, os furtos teriam sido cometidos por funcionários da referida empresa.

Em maio deste ano, após uma série de reclamações de consumidores sobre interrupções nos serviços, a Vivo detectou o roubo de 62 metros de cabo. As gravações obtidas mostraram uma equipe da empresa realizando cortes e removendo cabos, em desacordo com suas responsabilidades profissionais.

Durante as operações realizadas nas moradias localizadas nos bairros Vila Margarida e Nossa Senhora de Fátima, em São Vicente, as autoridades apreenderam cabos de fibra ótica, cabos de aço, ferramentas utilizadas nos trabalhos e o aparelho celular de um dos suspeitos. Embora ambos tenham reconhecido sua presença nas imagens capturadas, negaram envolvimento no furto, alegando que o material foi entregue no depósito da empresa – uma versão que ainda precisa ser confirmada.

Os dois funcionários serão formalmente acusados de furto, conforme o artigo 155 do Código Penal. As investigações continuarão no intuito de identificar possíveis receptadores e outros cúmplices.