O médico Sérgio Alfieri confirmou que não há risco imediato à vida do Papa, que continua internado para garantir uma recuperação
Gabriela Thier Publicado em 22/02/2025, às 17h36
O Papa Francisco, atualmente com 88 anos, permanece sob cuidados médicos no Hospital Gemelli, em Roma, onde está se recuperando de uma pneumonia bilateral. A informação foi confirmada pelo médico Sérgio Alfieri durante uma entrevista veiculada pela Rádio Vaticano neste sábado, 22.
Apesar da gravidade da condição, o Dr. Alfieri assegurou que não há risco imediato à vida do pontífice. "Se a questão é se ele está em perigo de morte neste momento, a resposta é categoricamente não", declarou o médico, enfatizando a situação estável do paciente.
O especialista explicou que o Papa continuará internado pelo tempo necessário para garantir uma recuperação completa antes de retornar à residência oficial, a Casa Santa Marta. Ele estimou que esse período pode durar pelo menos mais uma semana. No entanto, demonstrando sua determinação e fé, Francisco conseguiu se deslocar do quarto até a capela para rezar por cerca de 20 minutos. Alfieri comentou sobre a vitalidade do Papa, afirmando: "Embora seu corpo tenha quase 90 anos, sua mente é de alguém com 60 ou 50".
A equipe médica expressa preocupação em relação à possibilidade de infecções mais graves. O Dr. Alfieri revelou que um dos maiores riscos é a possibilidade de germes das vias respiratórias atingirem a corrente sanguínea e provocarem sepse, uma condição potencialmente fatal que afeta outros órgãos do corpo.
Em termos de progresso, o Papa tem demonstrado sinais de melhora; ele consegue se levantar, ler e trabalhar, além de assinar documentos. Durante sua internação, está sendo monitorado por uma equipe multidisciplinar de especialistas, incluindo pneumologistas e cardiologistas. O pontífice também solicitou aos médicos total transparência sobre seu estado de saúde.
Devido à hospitalização contínua, Francisco não poderá realizar a tradicional oração dominical com os peregrinos pela segunda semana consecutiva.
Leia também
Advogado acusa Tiago Cervantes de fraudar licitações na Prefeitura de Itanhaém
Você sofre quando precisa dizer não?
Cunhado e irmã de Igor Peretto participam da reconstituição do crime; veja como foi
Greve em Praia Grande: Servidores públicos se mobilizam após negociação frustrada com a Prefeitura
Imagens do assassinato de Igor Peretto ajudam a polícia a entender o crime; Confira
Greve em Praia Grande: Justiça impõe limite à paralisação e exige mínimo de 70% em serviço público
Servidores Públicos de Praia Grande protestam por reajuste salarial
Você sofre quando precisa dizer não?
Mais de 1000 presos não voltam da 1ª saidinha de 2025
O mistério é por qual partido Tarcísio será candidato