Infraestrutura Urbana

Passarela que liga Porto ao Centro Histórico de Santos será interditada para obras em janeiro

Intervenção ocorre entre os dias 5 e 16, em horário comercial, para instalação de portão de acesso e cobertura; passagem será liberada aos fins de semana.

Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla será interditada temporariamente para obras de melhoria em janeiro - Imagem: Reprodução
Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla será interditada temporariamente para obras de melhoria em janeiro - Imagem: Reprodução

Ana Beatriz Publicado em 31/12/2025, às 19h39


A Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla, importante ligação entre o Porto de Santos e o Centro Histórico, passará por interdição temporária no início de 2026. A medida será adotada entre os dias 5 e 16 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com liberação para circulação aos fins de semana.

Segundo a administração do espaço, a interdição é necessária para a execução de obras voltadas à melhoria da segurança e da infraestrutura da passarela. Os serviços incluem a instalação de um portão de acesso pela Rua XV de Novembro e a implantação de uma cobertura no início da estrutura.

Durante o período das obras, pedestres que utilizam o acesso ao Parque Valongo devem redobrar a atenção. Para evitar deslocamentos desnecessários, uma placa informativa será instalada na entrada do parque, nas proximidades da Passarela da Alfândega, alertando sobre a interdição temporária.

A orientação é que usuários do espaço programem rotas alternativas com antecedência, principalmente nos dias úteis, quando o acesso permanecerá fechado. A sinalização também tem como objetivo impedir a travessia do parque por pessoas que não conseguirem utilizar a passarela no horário de interdição.

Inaugurada em junho de 2025, a Passarela Porto-Cidade se destaca pela acessibilidade. A estrutura possui rampa para pessoas com mobilidade reduzida, escada central e um trecho helicoidal em formato de espiral, totalmente acessível, com inclinação de 8,33%. Ao todo, são 228 metros de extensão e 6,6 metros de altura livre.

A passarela leva o nome de José Antônio Fonseca Colla, engenheiro da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), reconhecido por sua atuação em projetos ferroviários que contribuíram para a expansão e eficiência do Porto. A obra foi financiada pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e pela Fips.