Intervenção ocorre entre os dias 5 e 16, em horário comercial, para instalação de portão de acesso e cobertura; passagem será liberada aos fins de semana.

Ana Beatriz Publicado em 31/12/2025, às 19h39
A Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla, importante ligação entre o Porto de Santos e o Centro Histórico, passará por interdição temporária no início de 2026. A medida será adotada entre os dias 5 e 16 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com liberação para circulação aos fins de semana.
Segundo a administração do espaço, a interdição é necessária para a execução de obras voltadas à melhoria da segurança e da infraestrutura da passarela. Os serviços incluem a instalação de um portão de acesso pela Rua XV de Novembro e a implantação de uma cobertura no início da estrutura.
Durante o período das obras, pedestres que utilizam o acesso ao Parque Valongo devem redobrar a atenção. Para evitar deslocamentos desnecessários, uma placa informativa será instalada na entrada do parque, nas proximidades da Passarela da Alfândega, alertando sobre a interdição temporária.
A orientação é que usuários do espaço programem rotas alternativas com antecedência, principalmente nos dias úteis, quando o acesso permanecerá fechado. A sinalização também tem como objetivo impedir a travessia do parque por pessoas que não conseguirem utilizar a passarela no horário de interdição.
Inaugurada em junho de 2025, a Passarela Porto-Cidade se destaca pela acessibilidade. A estrutura possui rampa para pessoas com mobilidade reduzida, escada central e um trecho helicoidal em formato de espiral, totalmente acessível, com inclinação de 8,33%. Ao todo, são 228 metros de extensão e 6,6 metros de altura livre.
A passarela leva o nome de José Antônio Fonseca Colla, engenheiro da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), reconhecido por sua atuação em projetos ferroviários que contribuíram para a expansão e eficiência do Porto. A obra foi financiada pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e pela Fips.

Santos transforma virada do ano em espetáculo histórico para abrir celebrações dos 480 anos

Soraya Thronicke aparece em compras de luxo nos EUA ao lado de lobista

Itanhaém terá queima de fogos de 20 minutos para celebrar a chegada de 2026

Forbes expõe a perda de controle de Silvio Tini sobre seu império bilionário

Interrupção por “incêndio” altera negociação e afasta proposta mais vantajosa na Prodesp

Neymar renova com o Santos até o fim de 2026 e garante continuidade do projeto do Peixe

Passarela que liga Porto ao Centro Histórico de Santos será interditada para obras em janeiro

Mais de 200 mil veículos chegam à Baixada Santista e movimento segue intenso na véspera do Réveillon

Vai virar o ano na praia? Especialista orienta o que levar para evitar transtornos no Réveillon

Padrasto é investigado por suspeita de agredir criança durante evento religioso em Apiaí