Notícias

PMs salvam bebê que se engasgou após convulsão em São Vicente

Imagens de segurança mostram o desespero da família e a ação decisiva dos policiais para salvar a vida da criança em perigo

A rápida intervenção dos policiais militares foi crucial para reverter a situação crítica da criança em um momento de aflição - Imagem: Reprodução
A rápida intervenção dos policiais militares foi crucial para reverter a situação crítica da criança em um momento de aflição - Imagem: Reprodução

Gabriel Nubile Publicado em 24/09/2025, às 10h26


Uma parada de rotina para um café em uma padaria de São Vicente, no último domingo (21), se transformou em uma missão para salvar a vida de uma bebê de um ano. Policiais militares que estavam no estabelecimento foram abordados por uma família completamente desesperada, que corria pela rua com a pequena criança nos braços, já desmaiada e sem conseguir respirar.

Toda a cena de aflição, que aconteceu por volta das 17h no bairro Parque São Vicente, foi registrada por uma câmera de segurança. Nas imagens, é possível ver uma mulher entrando na padaria em pânico, pedindo ajuda. Logo em seguida, um homem chega correndo com a bebê no colo e a entrega a um dos policiais. O motivo do desespero era que a menina havia sofrido uma convulsão, o que a fez se engasgar e ter as vias aéreas bloqueadas.

Resgate na calçada

Sem perder um segundo, os policiais saíram da padaria e iniciaram o procedimento de primeiros socorros ali mesmo, na calçada da Rua Guarani. Um dos agentes pegou a criança, a posicionou corretamente em seu braço e, com a ajuda de um colega, começou a aplicar a Manobra de Heimlich, um procedimento de emergência para casos de engasgo.

A manobra consiste em aplicar uma pressão na região do diafragma para forçar o ar que está nos pulmões a sair, criando uma espécie de tosse artificial. A força dessa tosse é o que ajuda a expelir o que quer que esteja bloqueando a passagem de ar, liberando a respiração da vítima. É uma técnica que exige conhecimento e calma, mesmo em uma situação de alta tensão.

Após algumas tentativas, em momentos de muita aflição para a família que assistia a tudo, o procedimento funcionou. A bebê voltou a respirar normalmente, para o alívio de todos. O salvamento rápido e preciso dos policiais foi fundamental para evitar uma tragédia.

Depois do grande susto e com a criança já respirando, a família a levou para um hospital da região. Segundo a Polícia Militar, a menina foi examinada pelos médicos, ficou em observação e seu estado de saúde foi considerado estável, se recuperando bem do ocorrido.