Alanis Ribeiro Publicado em 12/12/2024, às 12h39
A Polícia Civil suspeita a possibilidade de que a morte do apresentador João Bernardo Simões, conhecido como JB, tenha ocorrido devido a insuficiência respiratória causada por broncoaspiração, que consiste na entrada de substâncias como alimentos, saliva, líquidos ou vômito nas vias aéreas.
O apresentador foi encontrado morto na varanda de seu apartamento no bairro Boqueirão, em Santos, na última segunda-feira (9). Ele deixa uma filha, que, junto a familiares e amigos, prestou homenagens no Memorial Necrópole Ecumênica, o cemitério vertical mais alto do mundo, na terça-feira (10).
A insuficiência respiratória aguda por broncoaspiração ocorre devido à obstrução mecânica das vias aéreas, que pode ser causada por alimentos, vômito ou corpos estranhos, como moedas ou pequenos objetos. Se não for rapidamente resolvida, a obstrução pode levar a uma parada respiratória e, em seguida, à parada cardiorrespiratória, resultando em morte.
A hipótese de engasgo por corpo estranho foi descartada, já que JB estava lúcido. O episódio pode ter sido causado por broncoaspiração devido à ingestão de alimentos maiores ou ao vômito que entrou nos pulmões. Outra possibilidade levantada foi a de que JB sofreu um infarto fulminante, que poderia ter desencadeado o vômito e, consequentemente, a broncoaspiração.
Sem assistência próxima, JB não conseguiu superar a insuficiência respiratória. O alerta destacado por especialistas é a importância de estar acompanhado e realizar a Manobra de Heimlich em casos de obstrução das vias aéreas, especialmente em grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas de cognição ou doenças demenciais, que necessitam de alimentos mais pastosos para reduzir o risco de broncoaspiração.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o caso foi registrado como morte suspeita no 7º Distrito Policial de Santos. Exames periciais foram solicitados ao Instituto de Criminalística e ao Instituto Médico Legal, e os laudos estão em fase de elaboração.
Quem foi JB?
João Bernardo Simões nasceu em 12 de agosto de 1960, em Santos. Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos, construiu sua carreira na área da comunicação. Em 1997, criou o programa "JB" na Santa Cecília TV, tornando-se referência em coberturas de eventos sociais, corporativos, culturais e beneficentes. Antes disso, trabalhou em empresas nacionais e multinacionais e foi proprietário de um salão de beleza.
Leia também
Três familiares são resgatados de afogamento pelo GBMar em Praia Grande
Aniversário de Praia Grande conta com programação especial no Estação Verão Show
ANTES DE SUZANE: conheça a história da santista que planejou a morte brutal dos próprios pais
Santos celebra 479 anos com programação especial e show de Thiaguinho
Homem é preso por portar imagens de abuso infantil no litoral de SP
Marcos Pontes pode comprometer sua trajetória política?
Vagas PAT: Guarujá oferece 64 oportunidades de emprego
Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas
Três familiares são resgatados de afogamento pelo GBMar em Praia Grande
Surto de norovírus no MSC Grandiosa atinge 127 passageiros a bordo