SANTOS

Polícia Civil investiga causas da morte do apresentador JB

Apresentador JB - Imagem:Reprodução/Instagram
Apresentador JB - Imagem:Reprodução/Instagram

Alanis Ribeiro Publicado em 12/12/2024, às 12h39


A Polícia Civil suspeita a possibilidade de que a morte do apresentador João Bernardo Simões, conhecido como JB, tenha ocorrido devido a insuficiência respiratória causada por broncoaspiração, que consiste na entrada de substâncias como alimentos, saliva, líquidos ou vômito nas vias aéreas.

O apresentador foi encontrado morto na varanda de seu apartamento no bairro Boqueirão, em Santos, na última segunda-feira (9). Ele deixa uma filha, que, junto a familiares e amigos, prestou homenagens no Memorial Necrópole Ecumênica, o cemitério vertical mais alto do mundo, na terça-feira (10).

A insuficiência respiratória aguda por broncoaspiração ocorre devido à obstrução mecânica das vias aéreas, que pode ser causada por alimentos, vômito ou corpos estranhos, como moedas ou pequenos objetos. Se não for rapidamente resolvida, a obstrução pode levar a uma parada respiratória e, em seguida, à parada cardiorrespiratória, resultando em morte.

A hipótese de engasgo por corpo estranho foi descartada, já que JB estava lúcido. O episódio pode ter sido causado por broncoaspiração devido à ingestão de alimentos maiores ou ao vômito que entrou nos pulmões. Outra possibilidade levantada foi a de que JB sofreu um infarto fulminante, que poderia ter desencadeado o vômito e, consequentemente, a broncoaspiração.

Sem assistência próxima, JB não conseguiu superar a insuficiência respiratória. O alerta destacado por especialistas é a importância de estar acompanhado e realizar a Manobra de Heimlich em casos de obstrução das vias aéreas, especialmente em grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas de cognição ou doenças demenciais, que necessitam de alimentos mais pastosos para reduzir o risco de broncoaspiração.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o caso foi registrado como morte suspeita no 7º Distrito Policial de Santos. Exames periciais foram solicitados ao Instituto de Criminalística e ao Instituto Médico Legal, e os laudos estão em fase de elaboração.

Quem foi JB?

João Bernardo Simões nasceu em 12 de agosto de 1960, em Santos. Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos, construiu sua carreira na área da comunicação. Em 1997, criou o programa "JB" na Santa Cecília TV, tornando-se referência em coberturas de eventos sociais, corporativos, culturais e beneficentes. Antes disso, trabalhou em empresas nacionais e multinacionais e foi proprietário de um salão de beleza.