Notícias

Polícia faz buscas por preso que fugiu da Penitenciária 1 de São Vicente

A fuga ocorreu no último sábado, quando o preso escalou a cerca durante o horário de visitas e se escondeu em uma área de mata

Um detento aproveitou o movimento de visitantes para escapar da Penitenciária 1 de São Vicente, e as buscas continuam sem sucesso - Foto: Andressa Lara / Santa Cecília TV
Um detento aproveitou o movimento de visitantes para escapar da Penitenciária 1 de São Vicente, e as buscas continuam sem sucesso - Foto: Andressa Lara / Santa Cecília TV

Gabriel Nubile Publicado em 28/10/2025, às 08h37


Aproveitando o movimento de entrada e saída de visitantes, um detento conseguiu escapar da Penitenciária 1 de São Vicente no último sábado (25). A fuga aconteceu por volta das 4 da tarde, e o homem ainda não foi recapturado.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, o preso estava na ala do regime semiaberto da unidade, que fica no bairro Samaritá, às margens da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Ele teria se aproveitado do grande fluxo de pessoas durante o horário de visitas para escalar a cerca de segurança da penitenciária. Após pular a cerca, ele correu e se escondeu em uma área de mata que fica próxima ao presídio.

Assim que a fuga foi percebida, um alerta foi emitido e as buscas começaram imediatamente.

Operação de Busca em Andamento

A Polícia Penal está realizando buscas intensas na região próxima à penitenciária, focando na área de mata onde o fugitivo teria se escondido. A operação conta com o apoio de equipes das polícias Civil e Militar, que estão ajudando a cercar a área e a procurar pelo homem.

A identidade do detento não foi divulgada pelas autoridades, e também não foi informado qual crime ele cometeu para estar preso. Essas informações costumam ser mantidas em sigilo durante as buscas para não atrapalhar o trabalho policial.

Além das buscas externas, a direção da Penitenciária 1 de São Vicente tomou as medidas internas necessárias. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Sede da cidade para oficializar a fuga. Ao mesmo tempo, a SAP abriu um procedimento interno para investigar detalhadamente como a fuga aconteceu. Essa apuração vai verificar se houve alguma falha nos procedimentos de segurança ou na vigilância durante o horário de visitas que possa ter facilitado a ação do detento.

Fugas de presos do regime semiaberto, infelizmente, não são incomuns, pois esse regime pressupõe uma menor vigilância e mais liberdade ao detento, que geralmente já está na fase final de cumprimento da pena. No entanto, cada caso é investigado para identificar e corrigir possíveis brechas no sistema. As buscas pelo homem continuam.