Conhecido por participar da prisão do atual presidente Lula, o policial federal, Danilo Campetti, homem de confiança do governador, assume como deputado
Jair Viana Publicado em 01/07/2024, às 13h09
O policial federal Danilo Campetti (Republicanos) assumiu cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta quinta-feira (27). Suplente de deputado estadual nas eleições de 2022, Campetti só agora consegue chegar à Alesp. Ele é um dos policiais que prenderam o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 7 de abril de 2018. Campetti assume vaga deixada pelo deputado Rui Alves, que passa a ocupar o cargo de secretário municipal de Turismo de São Paulo, na gestão Ricardo Nunes (MDB).
Durante a campanha de 2022, Danilo Campetti, afastado das funções de policial para concorrer à eleição, após o pleito, passou a assessorar o então candidato a governador, eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No dia 17 de outubro de 2022, em agenda na comunidade de Paraisópolis, Tarcísio viu de perto um tiroteio e foi protegido por Danillo, que o acompanhava.
Terminadas as eleições, após tomar posse na presidência da República, Lula teria provocado o afastamento de Campetti, que passou a responder um processo administrativo. No período de apuração, Danilo, que estava na assessoria do governador Tarcísio de Freitas, ficou desarmado e proibido de trabalhar.
Agora, quase dois anos depois do episódio de Paraisópolis e seu afastamento, Campetti vira deputado estadual representando São José do Rio Preto e região.
Em 2018, Danillo tem seu primeiro contato com o hoje presidente da República, Lula. O encontro não foi político, mas policial. Campetti estava na equipe que conduziu Lula à Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde Lula ficaria preso por 581 dias.
Além da prisão de Lula, Danilo Campetti participou, no dia 2 de março de 2019, da escolta que levou Lula, ao velório e sepultamento de seu neto, Arthur, de 7 anos, que morreu de meningite.
Danilo Campetti é nascido em Votuporanga, mas mora em São José do Rio Preto, onde trabalha como agente da Polícia Federal. Ele é casado com a jornalista Vanessa Mauri e tem dois filhos. Nunca concorreu à eleição de vereador, mas em 2022, disputou uma vaga na Alesp, obteve 52.393 votos, sendo que só em Rio Preto, sua votação foi de 15.572.
Leia também
Cristiano Ronaldo é eleito o melhor jogador europeu de todos os tempos
Nova lei sancionada pela Prefeitura de Santos amplia direitos e incentiva artistas de rua na cidade
Cobra venenosa surpreende moradores e é resgatada no litoral paulista
Santos negocia empréstimo de promessa do Chelsea; veja qual
Santos aceita proposta do Fluminense por Soteldo
Motorista embriagado é preso em São Vicente após provocar acidente com três veículos
Nova lei sancionada pela Prefeitura de Santos amplia direitos e incentiva artistas de rua na cidade
Santos cria novas estratégias para combater a tuberculose e reduzir abandono de tratamento
Santos cria quase 7 mil empregos em um ano e anuncia vagas no petróleo
Porto de Santos terá canal ampliado em projeto bilionário para receber navios maiores