Acordo entre estatais federais busca avançar políticas de diversidade
Sabrina Oliveira Publicado em 07/09/2024, às 15h00 - Atualizado às 18h40
A Autoridade Portuária de Santos (APS) deu mais um passo em direção à promoção da diversidade e inclusão ao aderir ao Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nas Empresas Estatais Federais. A iniciativa, coordenada pelo governo federal, busca fomentar a troca de experiências entre as 34 estatais participantes, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas para a equidade e o combate à discriminação no ambiente corporativo.
O pacto foi assinado durante uma cerimônia em Brasília, no auditório da Petrobras, e contou com a participação de representantes de diversas estatais. Pela APS, estiveram presentes Ademir Bento Júnior e Jaqueline Gregório da Silva, membros do Comitê de Diversidade da empresa, que existe desde 2021 e já promove ações internas voltadas para a inclusão.
Segundo a APS, a assinatura do pacto é um marco no compromisso da empresa com a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário. As empresas envolvidas no acordo se comprometeram a compartilhar boas práticas e desenvolver ações conjuntas que promovam o bem-estar de seus colaboradores, além de combater todas as formas de discriminação no ambiente de trabalho.
A secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Elisa Leonel, destacou que muitas das estatais já possuem iniciativas relacionadas à diversidade, mas o pacto tem como objetivo criar uma rede permanente de cooperação e aprendizado. A proposta é que, por meio da colaboração entre as empresas, as políticas de inclusão possam ser aprimoradas e aplicadas de forma mais abrangente, tanto no setor público quanto na sociedade em geral.
Entre as ações previstas no pacto, estão a criação de projetos que visem aumentar a visibilidade da inclusão no meio empresarial e na sociedade, além de melhorar as condições de trabalho para os colaboradores das estatais. O pacto também reforça a importância de se criar um ambiente corporativo onde todos possam se sentir acolhidos e respeitados, independentemente de suas origens, identidades ou orientações.
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Câmara de Cubatão aprova projeto que aumenta salários de cargos de comissão
Após lançamento do box 'Mulheres Assassinas', Ullisses Campbell dá pistas de novo livro true crime
Polícia recupera 600 litros de diesel roubados de trem e prende dois homens em São Vicente
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil