Tecnologia pioneira no Brasil calcula riscos costeiros com precisão, protegendo moradores e trabalhadores do litoral
Maria Clara Campanini Publicado em 10/09/2024, às 15h34
O Governo de São Paulo instalou um sistema inédito de alarme contra desastres climáticos, monitorando preventivamente ressacas e inundações costeiras. Está tecnologia ajuda a prevenir situações críticas de quem mora ou trabalha na costa paulista, alertando as defesas civis para tomarem medidas preventivas.
A tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Ambientais (IPA), junto com à Secretária Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), que permite a antecipação de fenômenos como ressaca do mar, erosão costeira, inundação de praias, dunas e maré alta.
O Sistema de Alerta de Ressaca e Inundações Costeiras para o Litoral de São Paulo, batizado de Saric, a tecnologia é inédita no Brasil, com escala espacial que reproduz trecho beira-mar “O Saric permite antecipar situações críticas e proteger a população dos efeitos devastadores dos desastres climáticos, evitando inclusive mortes”, explica Celia Gouveia Souza, pesquisadora do IPA e especialista responsável pelo projeto.
Todas as praias paulistas são monitoradas. A plataforma é aberta ao público, e tem a capacidade de receber dados meteorológicos e oceanográficos. A situação é analisada de maneira integrada. Com estes dados, o sistema calcula o risco com 4 dias de antecedência. As praias são classificadas em estado de observação, atenção ou alerta.
Um dos diferenciais é a visibilidade de cada praia da costa. Junto com ele, há o mapa de risco de erosão costeira, que ajuda com os dados para fundamentar a gestão de ameaças a desastres naturais.
Os mapas ajudam a prever inundações, em setores de praia com alto risco de erosão, que são as primeiras a serem atingidas pela força do mar, nos eventos meteorológicos e oceanográficos mais fortes.
Os eventos climáticos são classificados como hidrológica, geológicas ou geofísicos e meteorológicas.
O financiamento veio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), junto com o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), do Instituto de Oceanografia da USP e da Universidade Santa Cecília (Unisanta).
Leia também
Esposa de goleiro João Paulo publica declaração sobre invasão em prédio por criminosos; veja vídeo
Bertioga: ataque durante festa junina resulta na morte de homem por facadas; suspeito foge
LIDE Mulher Litoral Paulista reúne lideranças em Jantar-Debate sobre Arte Sustentável com Bia Doria
São Vicente: assalto a motorista de aplicativo termina em atropelamento da vítima
Mensagens revelam que viúva e cunhado de Igor Peretto planejavam dormir juntos na noite do crime; veja prints
Operação em São Paulo prende homem apontado como principal abastecedor do tráfico na Baixada Santista
Polícia investiga possível homicídio em Guarujá após corpo de homem ser encontrado na rua
Deputada do PL exige justificativa em relação a criminosos venezuelanos que recebem BPCE no Brasil
Bertioga: ataque durante festa junina resulta na morte de homem por facadas; suspeito foge
LIDE Mulher Litoral Paulista reúne lideranças em Jantar-Debate sobre Arte Sustentável com Bia Doria