Santos

Primeira edição do Festival Transformar acontece na Baixada Santista

O evento pretende impulsionar pequenos empreendedores e promover a sustentabilidade

Primeira edição do Festival Transformar acontece na Baixada Santista - Imagem: Divulgação
Primeira edição do Festival Transformar acontece na Baixada Santista - Imagem: Divulgação

Maria Clara Campanini Publicado em 04/09/2024, às 15h58


O Centro Histórico de Santos irá receber a primeira edição do Festival Transforma neste mês. O evento será nos dias 20 a 22 e 26 a 29. Com a ideia de divulgar pequenos empreendedores de arte, design, moda e gastronomia que ajudam o meio ambiente em todo processo criativo.

O festival será na Casa da Frontaria Azulejada – Rua do Comércio, 92-, e contará com mercado de criadores autorais, com produtos sustentáveis, rodas de conversa, exposições de arte, fotografia e design, além de música e gastronomia. Virão pessoas de todo país participar do evento.

As seleções para a exposição deste evento são em parceria com a BaFu e BaFu Origen, com curadoria de Cláudio Magalhaes, um festival com participação de criadores autorais desenvolvidas pela Casa Torta e realizado pelo Reset.br, que com varejo, oficinas, ocupações artísticas e mercados itinerantes impulsione a exposição de pequenos produtores. Estarão presentes 35 marcas de design, moda, cosmética natural e vegana, e artes plásticas.

A Feirinha da Ida também estará presente, feita pela jornalista e artista plástica Ida Feldman, que quer divulgar pequenos empreendedores brasileiros, fazendo as ocupações em locais icônicos e estratégico na cidade de São Paulo.

Para impulsionar os produtores da Baixada Santista, o evento selecionou 10 marcas e artista do Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos do Sebrae, que participam do coletivo “Feito em Santos”.

Música e Gastronomia

O festival terá comida e música oferecida ao público. O evento trará djs da Baixada Santista que fazem sucesso.

Na gastronomia os alimentos e bebidas serão in natura, típicos da região.

Rodas de conversa

Uma das atrações é a roda de conversa “Mar Aberto”, com assuntos como economia circular, design colaborativo, moda sustentável e upcycling e sustentabilidade.

 "O intuito do Festival Transformar é apoiar fortemente a economia criativa e os movimentos regenerativos, focando no compromisso com a qualidade de vida associada ao fazer com identidade, respeito social e ao meio ambiente", fala o criador do evento, Gabriel Del Corso. 

O produtor do evento, que já realizou mais de 100 pelo Brasil e mundo explica que o Festival Transformar surgiu com a evolução de vários projetos feitos por ele na carreira "A Baixada Santista com sua rica história e importância geográfica e que abrigam marcas dos mais variados segmentos, nos oferece a oportunidade de impulsionar muitos criativos e conectá-los com um mercado mais abrangente. As atividades propostas neste festival serão os elementos de conexão entre os produtores e os consumidores, onde a troca de experiências visa o crescimento de todos os participantes, gerando novas parcerias e consecutivamente oportunidades de negócios", fala Gabriel. 

Zero de Carbono

Os temas que norteiam a feira são Upcycling, Consumo Consciente e Inclusão Social e Cultura, e estão presentes desde a montagem até a criação dos produtos, conteúdos e marcas a serem expostas e vendidas. O evento também recebeu o certificado de Evento Livre de Carbono "Essa certificação é um passo importantíssimo para nós e para o público de até 7 mil pessoas que devem passar pelo evento, e inclui desde o consumo de água, energia, gestão e destinação correta de resíduos sólidos e orgânicos e a Neutralização de Carbono, através do plantio de árvores nativas da serra do mar, que será realizado pela IBDN- Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN)", fala Gabriel.

A cenografia do festival terá andaimes, com luzes de LED penduradas, tapumes de construção, e comunição visual será em papel reciclável.

Local: Casa da Frontaria Azulejada, Rua do Comércio, 92 – Centro Histórico de Santos

Datas e Horários:

Sexta Feira (20 de setembro) 16 às 21h (inauguração)

Sábados (21 e 28 de setembro) 11h às 20h 

Domingos (22 e 29 de setembro) 11h às 18:30h

Quinta Feira (26 de setembro) 12h às 2h

Sexta Feira  (27 de setembro) 12h às 21h