Situação foi registrada por outras pessoas presentes no local, que também foram alvo dos insultos da produtora
Alanis Ribeiro Publicado em 14/11/2024, às 11h34
Uma produtora de conteúdo, identificada como Lusimar Augustinho da Silva, conhecida nas redes sociais como "A Menina", foi filmada proferindo ofensas racistas, como “negro demônio”, contra um segurança do Miramar Shopping, localizado no Gonzaga, em Santos.
Com mais de 50 mil seguidores no Instagram, além das ofensas raciais, a mulher também fez insinuações xenofóbicas ao questionar a origem africana do profissional.
O caso ocorreu recentemente e gerou grande repercussão. Em resposta ao ocorrido, o Miramar Shopping divulgou uma nota oficial condenando veementemente qualquer ato que vá contra seus princípios de respeito e igualdade, além de oferecer suporte ao funcionário envolvido.
Apesar das tentativas de contato por parte da equipe de reportagem do g1, a mulher não se pronunciou sobre o incidente. O vídeo que circula na internet também mostra a produtora fazendo referências infundadas a personalidades negras conhecidas, como o jogador Vinícius Júnior e a cantora Iza, em uma tentativa distorcida de justificar suas palavras.
A situação foi registrada por outras pessoas presentes no local, que também foram alvo dos insultos da produtora. Em outro momento, ela chamou uma mulher de "branquela desgraçada".
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que ainda não há registro formal dos fatos na delegacia local, mas destacou que está à disposição para iniciar as investigações assim que a denúncia for formalizada.
Em nota enviada à CBN Santos, a Secretária Municipal da Mulher e Cidadania de Santos, Larissa Paz, se pronunciou sobre o ocorrido.
"Quanto ao fato ocorrido em frente a um shopping do bairro do Gonzaga, nesta terça-feira, dia 12 de novembro, venho manifestar repúdio ao desrespeito máximo, apresentado em forma de violência verbal e psicológica, cometido contra o segurança do shopping. Já passou do tempo de relembrar que racismo é crime no Brasil, mas ao escutar, infelizmente, o que a mulher em questão no vídeo fala, minha indignação aumenta ainda mais por perceber, também, além do racismo, a marca dolorida da xenofobia.
A Secretaria da Mulher, da Cidadania, da Diversidade e dos Direitos Humanos se coloca plenamente contrária às atitudes dessa mulher e se solidariza com as vítimas deste triste discurso criminoso. Assim que soubemos do fato, encaminhamos nosso coordenador da Igualdade Racial e Étnica, Ivo Miguel Evangelista, até o shopping, onde ele teve contato presencial com o funcionário e colocou a Secretaria à disposição”.
A pasta está empenhada em combater atitudes racistas e prestar apoio às vítimas. O coordenador da Igualdade Racial e Étnica, Ivo Miguel Evangelista, foi designado para acompanhar o caso e prestar assistência ao segurança ofendido.
A secretária também encorajou a população a denunciar tais atos utilizando canais apropriados, como o Disque Denúncia (181) ou diretamente pelo número da Polícia Militar (190), sublinhando a importância da proatividade na luta contra o racismo e a discriminação.
Leia também
Ilumina Santos 2024 apresenta show da banda Roupa Nova; saiba quando
Mulher morre em estrada de Boraceia após colisão de moto e caminhão
Mulher tenta vender filho por R$ 1,2 mil na Praia Grande
Mudanças no trânsito de Santos para o evento Ilumina Santos 2024
Michelle Bolsonaro surpreende o Brasil nas pesquisas
Mudanças no trânsito de Santos para o Evento Ilumina Santos 2024
Homem tem surto psicótico e ateia fogo dentro de Pronto Socorro
Santos promove campanha de prevenção ao câncer de pele com triagem gratuita
Mulher tenta vender filho por R$ 1,2 mil na Praia Grande
Ministro de Portos e Aeroportos e presidente da APS apresentam proposta para ampliar o Porto de Santos