As cidades de Peruíbe, Registro e Iguape aderiram ao programa; a campanha permite o atendimento multiprofissional remoto por meio de teleconsultas

Maria Clara Campanini Publicado em 21/08/2024, às 14h15
No litoral de São Paulo, Peruíbe foi a primeira cidade do litoral paulista a aderir Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PD&I Saúde Digital), do governo do Estado. As cidades de Iguape e Registro, interior de São Paulo, também participam da ação.
De acordo com o governo estadual, o modelo de Tele Atenção Primária em Saúde (TeleAPS) realiza atendimento multiprofissional remoto por teleconsultas e agendamento online de exames. E oferece também, capacitação para profissionais da atenção básica.
Está iniciativa é uma cooperação entre a Secretária de Estado de Saúde (SES-SP) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A previsão é de R$ 166 milhões em investimentos.
Entenda
As consultas remotas são geridas pelo Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado, inaugurado nesta segunda-feira (19) no instituto perdizes do Hospital das Clinas, capital de São Paulo.
O centro conta com 98 estações de teleatendimento e painel de monitoramento que apoiará as tomadas de decisão. Os serviços de saúde e monitoração de resultados vão ser coordenados por lá.
A partir do TeleAPS, o paciente procura uma UBS, após a triagem, é direcionado a sala de teleconsultas com profissional especializado em Medicina de Família e Comunidade.
O profissional da saúde, após a consulta, encaminha o paciente aos próximos atendimentos, medicamentos e entrega de documentos. O programa conta com serviços na UBS além de disponibilizar tablets para acompanhamentos domiciliar.
Baixada Santista e Vale do Ribeira
Quando os teleatendimentos começaram – em abril-, a cidade de Registro atendeu 143 pacientes na modalidade. Em Iguape foram 292 teleconsultas. Peruíbe teve 147 atendimentos.
O estado realizou até a primeira semana de agosto cerca de oito mil consultas online por meio do PD&I Saúde Digital. O Estado quer expandir o modelo para todas as cidades de São Paulo.
Outras 27 cidades fora Peruíbe, Iguape e Registro já participam do programa.
Leia também

Parceria entre Santos e Estado garante novas casas para moradores de cortiços e movimentos sociais

Brazão comenta sobre estreia e expectativa do Paulista: “A gente precisa começar a almejar títulos”

Mutirões em Santos eliminam 345 focos de mosquito e vistoriam 6 mil imóveis neste início de ano

Ladrões invadem igreja, furtam itens sagrados e deixam famílias sem cestas básicas em Guarujá

São Vicente abre 200 vagas para aplicação gratuita de implanon

Policial socorre recém-nascido engasgado e evita tragédia em Praia Grande

Preço dos ovos de Páscoa dispara e pressiona bolso do consumidor

Itanhaém abre processo seletivo com 100 vagas temporárias

Motociclista morre após acidente com carreta no Sistema Anchieta-Imigrantes

Idoso morre após ser encontrado ferido em linha férrea