As cidades de Peruíbe, Registro e Iguape aderiram ao programa; a campanha permite o atendimento multiprofissional remoto por meio de teleconsultas

Maria Clara Campanini Publicado em 21/08/2024, às 14h15
No litoral de São Paulo, Peruíbe foi a primeira cidade do litoral paulista a aderir Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PD&I Saúde Digital), do governo do Estado. As cidades de Iguape e Registro, interior de São Paulo, também participam da ação.
De acordo com o governo estadual, o modelo de Tele Atenção Primária em Saúde (TeleAPS) realiza atendimento multiprofissional remoto por teleconsultas e agendamento online de exames. E oferece também, capacitação para profissionais da atenção básica.
Está iniciativa é uma cooperação entre a Secretária de Estado de Saúde (SES-SP) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A previsão é de R$ 166 milhões em investimentos.
Entenda
As consultas remotas são geridas pelo Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado, inaugurado nesta segunda-feira (19) no instituto perdizes do Hospital das Clinas, capital de São Paulo.
O centro conta com 98 estações de teleatendimento e painel de monitoramento que apoiará as tomadas de decisão. Os serviços de saúde e monitoração de resultados vão ser coordenados por lá.
A partir do TeleAPS, o paciente procura uma UBS, após a triagem, é direcionado a sala de teleconsultas com profissional especializado em Medicina de Família e Comunidade.
O profissional da saúde, após a consulta, encaminha o paciente aos próximos atendimentos, medicamentos e entrega de documentos. O programa conta com serviços na UBS além de disponibilizar tablets para acompanhamentos domiciliar.
Baixada Santista e Vale do Ribeira
Quando os teleatendimentos começaram – em abril-, a cidade de Registro atendeu 143 pacientes na modalidade. Em Iguape foram 292 teleconsultas. Peruíbe teve 147 atendimentos.
O estado realizou até a primeira semana de agosto cerca de oito mil consultas online por meio do PD&I Saúde Digital. O Estado quer expandir o modelo para todas as cidades de São Paulo.
Outras 27 cidades fora Peruíbe, Iguape e Registro já participam do programa.
Leia também

Ucrânia não paga salários prometidos e esquece brasileiros na guerra

Prefeito de Guarujá exonera secretário de Comunicação após abertura de sindicância por assédio sexual

Prefeito de Guarujá decide hoje futuro de secretário acusado de assédio

Acusado de assédio sexual, Paulo Siqueira reage e se diz vítima de complô

Laudo aponta que Bolsonaro parou de respirar 514 vezes em uma única noite

Homem ateia fogo em companheira após discussão por ciúmes em Cubatão

Itanhaém define ações integradas para combater comércio irregular

Com a chegada do verão, Mongaguá intensifica ações de combate à dengue

Servidores de Guarujá terão reajuste salarial de 5% a partir de janeiro

Guarujá suspende entrada de ônibus e vans de turismo para evitar colapso na virada do ano