Saúde

Programa estadual de saúde digital na rede pública é aderido por mais cidades

As cidades de Peruíbe, Registro e Iguape aderiram ao programa; a campanha permite o atendimento multiprofissional remoto por meio de teleconsultas

Programa estadual de saúde digital na rede pública é aderido por mais cidades - Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Guarujá
Programa estadual de saúde digital na rede pública é aderido por mais cidades - Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

Maria Clara Campanini Publicado em 21/08/2024, às 14h15


No litoral de São Paulo, Peruíbe foi a primeira cidade do litoral paulista a aderir Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PD&I Saúde Digital), do governo do Estado. As cidades de Iguape e Registro, interior de São Paulo, também participam da ação.

De acordo com o governo estadual, o modelo de Tele Atenção Primária em Saúde (TeleAPS) realiza atendimento multiprofissional remoto por teleconsultas e agendamento online de exames. E oferece também, capacitação para profissionais da atenção básica.

Está iniciativa é uma cooperação entre a Secretária de Estado de Saúde (SES-SP) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A previsão é de R$ 166 milhões em investimentos.

Entenda

As consultas remotas são geridas pelo Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado, inaugurado nesta segunda-feira (19) no instituto perdizes do Hospital das Clinas, capital de São Paulo.

O centro conta com 98 estações de teleatendimento e painel de monitoramento que apoiará as tomadas de decisão. Os serviços de saúde e monitoração de resultados vão ser coordenados por lá.

A partir do TeleAPS, o paciente procura uma UBS, após a triagem, é direcionado a sala de teleconsultas com profissional especializado em Medicina de Família e Comunidade.

O profissional da saúde, após a consulta, encaminha o paciente aos próximos atendimentos, medicamentos e entrega de documentos. O programa conta com serviços na UBS além de disponibilizar tablets para acompanhamentos domiciliar.

Baixada Santista e Vale do Ribeira

Quando os teleatendimentos começaram – em abril-, a cidade de Registro atendeu 143 pacientes na modalidade. Em Iguape foram 292 teleconsultas. Peruíbe teve 147 atendimentos.

O estado realizou até a primeira semana de agosto cerca de oito mil consultas online por meio do PD&I Saúde Digital. O Estado quer expandir o modelo para todas as cidades de São Paulo.

Outras 27 cidades fora Peruíbe, Iguape e Registro já participam do programa.