O texto agora, será avaliado pelo prefeito Rogério Santos (PSDB)
Nathalia Jesus Publicado em 12/06/2023, às 09h50
Em segunda discussão, a Câmara de Santos aprovou uma proposta que visa melhorar as condições de trabalho de motoristas e entregadores de aplicativo. O projeto de lei 34/2022, da vereadora Débora Camilo (PSOL) agora segue para a sanção, ou não, do prefeito Rogério Santos (PSDB).
O texto exige que empresas que empregam motoristas e entregadores de aplicativo ofereçam banheiros femininos e masculinos; vestiários com chuveiros; sala de descanso com internet e tomadas; espaço para refeição; bicicletário; estacionamento para motos e ponto de espera para veículos.
Débora Camilo, autora do projeto, lembra que a Constituição coloca a dignidade humana como centro das discussões. Entre os direitos fundamentais, estão as regras de dignidade no trabalho que estabelecem que as empresas são obrigadas a oferecer sanitários e locais de higienização adequados para os trabalhadores.
"A regulamentação da atividade é dever do Município e está entre as metas do plano de mobilidade da cidade, que precisa estabelecer diretrizes concretas para a exploração da atividade na região, a fim de evitar violações de direitos humanos que coloque a exploração econômica acima da vida e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores de aplicativo".
De acordo com informações do portal Diário do Litoral, a proposta estava no Legislativo desde o final de 2021 e passou por todo o processo interno obrigatório com os pareceres favoráveis das comissões de Obras e Serviços Públicos e de Transportes e Acessibilidade. Também conta com apoio do movimento "Mete Marcha Baixada", em conjunto com o Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Mototaxista Intermunicipal do Estado de São Paulo (SindimotoSP) - Baixada Santista.
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Câmara de Cubatão aprova projeto que aumenta salários de cargos de comissão
Após lançamento do box 'Mulheres Assassinas', Ullisses Campbell dá pistas de novo livro true crime
Polícia recupera 600 litros de diesel roubados de trem e prende dois homens em São Vicente
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil