Quadrilha do ‘falso frete’ é desmantelada em SP após roubo e cárcere privado

Duas mulheres e um homem foram detidos, enquanto um quarto suspeito segue foragido

Duas mulheres e um homem foram detidos, enquanto um quarto suspeito segue foragido. - Imagem: Reprodução / Freepik | Divulgação
Duas mulheres e um homem foram detidos, enquanto um quarto suspeito segue foragido. - Imagem: Reprodução / Freepik | Divulgação

Marina Milani Publicado em 03/12/2024, às 14h27


A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta terça-feira (3) três integrantes de uma quadrilha especializada no golpe do ‘falso frete’ ou ‘falso serviço de carreto’ na Zona Norte da capital paulista. Duas mulheres e um homem foram detidos, enquanto um quarto suspeito segue foragido. A investigação está sendo conduzida pela delegada Dra. Patricia Chalfun de Matos Fonseca, do 28º Distrito Policial da Freguesia do Ó.

Como funcionava o golpe

O grupo atraía vítimas com ofertas falsas de transporte de móveis e outros bens. Após estabelecer contato, os criminosos roubavam casas, celulares e cartões bancários das vítimas, chegando a mantê-las em cárcere privado para obter senhas e realizar transações financeiras.

Entre os casos apurados:

  • Uma vítima teve dois celulares roubados e foi forçada a fornecer senhas e cartões bancários. O grupo usou seus dados para realizar saques, compras e empréstimos.
  • Outra pessoa sofreu um prejuízo de R$ 8.200 devido a empréstimos feitos via aplicativo.

Os policiais identificaram os golpistas após roubarem uma família cujo celular possuía rastreador. O dispositivo revelou o endereço onde o aparelho estava, que coincidia com locais usados para compras feitas pelos criminosos em plataformas como Mercado Livre e Shopee.

As prisões aconteceram após trabalho de investigação comandado pela delegada Dra. Patricia Chalfun de Matos Fonseca, com autorização judicial. O trio responderá por roubo qualificado e estelionato. Até o momento, nove vítimas já registraram queixa contra a quadrilha.

A Polícia segue em busca do quarto integrante do grupo e orienta a população a desconfiar de serviços de carreto oferecidos online com valores atrativos.