Agosto Lilás

Qualifica SP já beneficiou mais de 270 mil mulheres em São Paulo

As iniciativas capacitam mulheres para o mercado de trabalho e empreendedorismo

Qualifica SP já beneficiou mais de 270 mil mulheres em São Paulo - Imagem: Divulgação/ Governo SP
Qualifica SP já beneficiou mais de 270 mil mulheres em São Paulo - Imagem: Divulgação/ Governo SP

Maria Clara Campanini Publicado em 28/08/2024, às 12h48


O mês de agosto está sendo marcado pela conscientização sobre a prevenção e combate à violência contra as mulheres. Uma das campanhas é a promoção na empregabilidade, qualificação profissional e independia financeira das mulheres paulistas, o programa já beneficiou mais de 270 mil mulheres desde o ano passado.

Neste período, mais de 215 mil mulheres foram encaminhadas a processos seletivos pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), o serviço está disponível em todo estado.

O programa Qualifica SP, já conta com quase 50 mil mulheres participando desde março do ano passado, quando o programa foi lançado.

Para as mulheres que querem empreender existe a linha Empreenda Mulher, financiado pelo Banco do Povo Paulista (BPP). Este crédito já ajudou quase 7 mil mulheres. Já foram liberados R$ 102 milhões, entre janeiro de 2023 a julho de 2024.

“Ao propiciar independência financeira para as mulheres, estamos também interrompendo os ciclos de violência, já que muitas delas acabam ficando com seus agressores por falta de ter uma renda própria”, diz Valéria Bolsonaro, secretária de Políticas para a Mulher.

Mulheres beneficiadas

Um exemplo de superação é Bruna Gauss, de 37 anos, a mulher participou de duas iniciativas, Qualifica SP e Empreenda Mulher, conseguindo montar e gerir seu próprio negócio “Foi um recurso que ajudou muito no começo do meu negócio e também recentemente. Em outubro do ano passado, utilizei para um reforço na compra de materiais para uma produção de Natal.  A qualificação é essencial, principalmente para quem está começando o negócio.”

Larissa Tonelli é outro exemplo, de 36 anos, mora em Ribeirão Preto, e abriu um negócio de produção de eventos. “Eu comecei o curso para saber como tirar as minhas ideias do papel e terminei sabendo o meu objetivo de forma mais clara, tendo o conhecimento de como me organizar de uma forma mais estratégica. O curso foi excelente, eu recomendo”, finaliza.

Pelo PAT, Graziele Basilio, de apenas 18 anos, conseguiu seu emprego como operadora de telemarketing. Ela trabalha no atendimento de uma plataforma de streaming “Gosto do contato com o público e de ajudar o cliente. É uma área muito boa e que dá muitas oportunidades para jovens”, diz Graziele.

Qualifica SP

O programa Qualifica SP está com vagas abertas em vários cursos. O programa tem cursos de qualificação e empreendedorismo para quem quer participar do mercado de trabalho. Os cursos são divididos em três: Meu primeiro Emprego (cursos profissionalizantes para jovens de 16 a 24 anos); Novo Emprego (Para maiores de 16 anos que querem se recolocar no mercado);  E Empreenda (curso que estimula o empreendedorismo com apoio do Banco do Povo Paulista).

Confira inscrições e cursos no site.

Sobre o Banco do Povo Paulista

O Banco do Povo Paulista tem a iniciativa de microcrédito para ajudar os pequenos empreendedores formais e informais, gerando nos empregos e renda. O banco tem três linhas de crédito: Empreenda Rápido, Empreenda Mulher e Empreenda Afro, os valores chegam até R$ 21 mil.

Sobre os PATs

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) ajudam a população com serviços relacionados a emprego e renda. Existem mais de 200 unidades espalhadas pelo estado. No ano passado foram oferecidas pelos postos mais de 340 mil vagas de emprego.

São Paulo por Todas

É um movimento criado pelo Estado de São Paulo para melhorar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, como redes de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira.