Até o mês de agosto, todos os processos serão julgados em um único local
Manoela Cardozo Publicado em 05/07/2024, às 08h53
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, se prepara para inaugurar a primeira vara direcionada exclusivamente a casos de violência doméstica contra a mulher e a família na Baixada Santista.
De acordo com a Prefeitura de Santos, a nova vara começará a operar até agosto deste ano, centralizando o julgamento desses processos em um único local. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santos, o Judiciário e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A abertura da nova vara foi possível após a realização de um concurso de remoção, que permitirá a realocação de um juiz para a nova repartição.
Durante uma cerimônia realizada no Fórum de Santos na última sexta-feira (28), Raphael Meirelles, presidente da OAB Santos, destacou que a criação da nova vara fortalecerá a rede de proteção às mulheres vítimas de violência na região. Até então, os casos de violência doméstica eram distribuídos entre as diversas varas criminais da cidade, sendo julgados junto com outros tipos de processos. Com a nova vara, esses casos passarão a ter um tratamento especializado e unificado.
A demanda pela criação da vara exclusiva vinha sendo discutida há vários anos entre os poderes Executivo e Judiciário de Santos. No início deste ano, representantes da Prefeitura, da OAB Santos e do Judiciário local se reuniram com a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para reforçar a necessidade do novo tribunal.
Leia também
O Theatro Municipal de São Paulo completa 114 anos de história e esplendor
Prevenção ao suicídio: dados alarmantes de 2025
Vila Belmiro terá novo nome após acordo com empresa privada
Festival com 33 espetáculos, de 10 países, acontece no Sesc de Santos
Homem é condenado a quase 30 anos por torturar e estuprar ex em Registro
O Theatro Municipal de São Paulo completa 114 anos de história e esplendor
Operação da Polícia Federal em Santos investiga lavagem de dinheiro para facções
Câncer infantojuvenil: 7.930 casos esperados no Brasil
Guarujá apreende mais de 240 pranchas e infláveis após aviso dos bombeiros
Homem é condenado a quase 30 anos por torturar e estuprar ex em Registro